Clube Recreativo da Palhavã comemora 86.º aniversário

O papel desempenhado pelas coletividades no desenvolvimento da democracia foi enaltecido, sábado à noite, pelas autarquias na sessão solene comemorativa do 86.º aniversário Clube Recreativo da Palhavã.

“A força comunitária, a força do povo nas coletividades é essencial à democracia, à vida e à felicidade das pessoas. Sem movimento associativo não há democracia, não há cultura, não há desporto, não há solidariedade”, afirmou o Vereador Carlos Rabaçal na cerimónia realizada na sede do Clube Recreativo da Palhavã.

Carlos Rabaçal revelou que participou no sábado no Congresso da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, onde o Presidente da República homenageou o associativismo e apontou para a necessidade de um plano nacional para apoio ao movimento associativo.

“No momento em que se sai da pandemia sente-se uma necessidade enorme de conviver. A Fest’Asso e a Festanima são exemplos de que as pessoas querem estar juntas e conviver. As coletividades são instrumento fundamental dessa vida que é necessário que exista na sociedade.”

O dinamismo demonstrado pelo Clube Recreativo da Palhavã, fundado a 22 de junho de 1936, na Freguesia da Anunciada (hoje integrada na União de Freguesias de Setúba), foi destacado como um exemplo do papel desempenhado pelo movimento associativo no desenvolvimento social, cultural e desportivo do concelho.

“Não há ninguém que não saiba onde é a Palhavã ou que não tenha qualquer coisa a ver com a Palhavã. Esta coletividade faz parte da comunidade e a comunidade faz parte dela.”

Para Carlos Rabaçal é muito importante apoiar esta e todas as outras coletividades do concelho e garante que a Câmara Municipal “está a fazer um esforço em parceria com as freguesias para construir uma grande comunidade em Setúbal”.

Maria Luís Nunes, do Executivo da Junta da União das Freguesias de Setúbal, sublinhou a importância do movimento associativo para as comunidades onde se insere e o papel do Clube Recreativo Palhavã, reafirmando que a Palhavã tem contado com o apoio da Junta de Freguesia, como o confirma a participação da coletividade na Fest’Asso 2022, e poderá continuar a contar, prevendo-se para breve a Cerimónia de Assinatura dos Acordos de Parceria para 2022 entre a União das Freguesias de Setúbal e o Movimento Associativo.

A sessão solene comemorativa do 86.º aniversário do Clube Recreativo da Palhavã incluiu a apresentação oficial do hino da coletividade com letra de Alexandrina Pereira, música de Carlos Heitor da Fonseca, arranjos musicais de David Moisés e voz de Deolinda de Jesus.

O presidente do Clube Recreativo da Palhavã, Tolentino Silva, prestou ainda homenagem a cinco elementos da direção com a entrega de “diplomas de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da coletividade e da comunidade”, referiu o responsável.

Após mais um apontamento musical por Deolinda de Jesus, foram cantados os parabéns e cortado um bolo de aniversário, servido aos presentes acompanhado de moscatel de Setúbal.