No Mercado do Rio Azul, alimentação rima com poupança

À medida que as festas natalícias se aproximam, a necessidade de repensar a economia familiar torna-se mais premente do que nunca. Entre as várias vertentes do orçamento doméstico, a alimentação destaca-se como um elemento vital. Em busca de respostas sobre a possibilidade de fazer uma refeição equilibrada para uma família de quatro pessoas com apenas dez euros, dirigimo-nos ao Mercado do Rio Azul, da responsabilidade da União das Freguesias de Setúbal.

Optamos pelos produtos sazonais e a compra a granel como estratégia-chave. Peixe, frutas e vegetais da estação, além de serem mais frescos e saborosos, muitas vezes apresentam preços mais acessíveis.

Lista de Compras:

- Numa banca de peixe, compramos carapau (pelim) a 5€ o quilo.

- Numa banca de hortofrutícolas, adquirimos uma cebola e um tomate por 0,80 cêntimos. Também compramos uma maçã, uma pera, um kiwi, uma banana e uma laranja por 1,40€ para preparar uma salada de frutas para a sobremesa.

- Na banca do pão, adquirimos pão casqueiro por 1,20€ e um queijo por 1,25€ para a entrada.

Até este momento, gastamos 8,40€, reservando 1,60€ para ingredientes de mercearia, como 350g de arroz, um pouco de farinha para enfarinhar o peixe e um copo de óleo para fritar.

Ao Chegar a Casa:

1 - Refogamos a cebola num tacho, cortamos o tomate em cubos e adicionamos ao refogado com 300g de arroz. Deixamos alourar o arroz e acrescentamos 600ml de água. Deixamos cozer em lume brando.

2 - Descascamos, cortamos e misturamos todas as frutas para a salada. Se desejar, adicionamos uma colher de mel ou um pouco de açúcar para adoçar a calda. Reservamos no frio.

3 - Passamos o peixe por água, escorremos o excedente e enfarinhamos. Aquecemos o óleo numa frigideira e fritamos o peixe por três minutos (consoante o tamanho).

4 - Cortamos o queijo e deliciamo-nos com o pão artesanal.

O tempo de preparação desta refeição não ultrapassou trinta minutos. Esta experiência comprova que é possível manter uma alimentação equilibrada, mesmo com um orçamento limitado. O segredo reside na informação, na planificação e no recurso ao comércio local, como o Mercado do Rio Azul, um parceiro valioso na busca pela sustentabilidade alimentar das famílias da União das Freguesias de Setúbal.