Certificado Ecolub 2024 para a União das Freguesias de Setúbal

A União das Freguesias de Setúbal recebeu, na passada semana, o selo ECOlub 2024, pelas boas práticas em matéria de reciclagem de óleos usados.

Este galardão distingue os produtores que, ao longo de todo o ano de 2023, encaminharam corretamente para os circuitos de gestão os seus óleos usados, matéria altamente poluente.

Os óleos usados são resíduos perigosos?

Sim. Os óleos, após a sua utilização, são classificados como resíduos perigosos. Este resíduo é inflamável e pode estar contaminado com metais pesados (como cádmio, crómio e chumbo) resultantes do processo de utilização a que esteve sujeito.

Quais os impactos ambientais causados pelos óleos usados?

Apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar 1.000.000 litros de água, ou seja, o equivalente a meia piscina olímpica e 5 litros de óleo lubrificante (dos que se utilizam nos automóveis), se for despejado sobre um lago, por exemplo, seria suficiente para cobrir uma superfície de 5.000 m² com um filme oleoso, danificando gravemente o desenvolvimento da vida aquática, além da bioacumulação de metais pesados!

Os óleos lubrificantes usados não se dissolvem na água e não são biodegradáveis. Formam películas impermeáveis que impedem a passagem do oxigénio e destroem a vida, tanto na água como no solo e espalham substâncias tóxicas que podem ser ingeridas pelos seres humanos de forma direta ou indireta. Quando presente no solo grande parte acaba por ser lixiviado pelas águas da chuva e termina num curso de água ou aquífero.

É fundamental garantir a sua recolha e entrega a operadores devidamente licenciados, de modo a garantir o seu tratamento e valorização em condições ambientalmente adequadas.

Como reciclar o óleo alimentar?

- Use as garrafas de óleo vazias para depositar o óleo usado;
- Depois de bem fechadas, as garrafas podem ser colocadas nos oleões que estão distribuídos em vários locais do concelho. A recolha é assegurada pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), entidade responsável pela gestão do sistema de recolha de óleos alimentares usados que, além do concelho de Setúbal, atua ainda nos concelhos de Palmela e Sesimbra.