Face à ocorrência de muitas pessoas aos serviços de atendimento da União das Freguesias de Setúbal para pedir apoio na resposta aos Censos 2021, a Junta de Freguesia decidiu tomar medidas excecionais que visam apoiar a população nesta ação.
A fase de resposta aos questionários através da Internet teve início a 19 de abril e decorre até 03 de maio. As cartas com os códigos foram distribuídas pelos recenseadores em todos os alojamentos do território nacional. No território da União das Freguesias de Setúbal encontram-se em atividade 36 recenseadores responsáveis por essa distribuição e por ajudar presencialmente no preenchimento das questões.
Os questionários dos Censos 2021 encontram-se disponíveis em Português e em diferentes línguas estrangeiras: Árabe, Bengali, Francês, Hindi, Inglês, Italiano, Mandarim, Nepalês, Romeno, Russo, Ucraniano. Para responder pela Internet, a população deve aceder à página https://censos2021.ine.pt/ e digitar o código e a password atribuídos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e recebidos por carta.
Na página do INE serão apresentadas as questões sobre emprego, saúde, educação e utilização das tecnologias de informação, sendo que o questionário terminará quando o utilizador selecionar a opção "Entregar".
Quando a resposta pela Internet não é possível, por dificuldades no acesso e/ou no preenchimento das questões, a União das Freguesias de Setúbal encontra-se disponível para apoiar a população, através do e-balcão na sede da Junta de Freguesia (Rua do Mormugão, 40) ou no Polo de Nossa Senhora da Anunciada do Centro Comunitário (Avenida General Daniel de Sousa, 14), mediante marcação prévia através do contacto 265 428 752.
O INE disponibiliza igualmente a hipótese de autopreenchimento dos questionários em papel, entregues por um dos 36 recenseadores em atividade na União das Freguesias de Setúbal, que cumprem um rigoroso Protocolo de Saúde Pública. A Linha de Apoio dos Censos 2021 é igualmente disponibilizada através do contacto 210 54 20 21, dirigida a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial.