Semana dedicada ao mar e ao pescador arranca este mês

Entre 25 de maio e 03 de junho, o destaque vai para uma das principais e mais características atividades setubalenses: a Semana do Mar e do Pescador de 2018 tem início na próxima semana com um programa dedicado ao universo da pesca.

As atividades foram apresentadas esta sexta-feira em conferência de imprensa, na Casa da Cultura, com a presença de Rui Canas, Presidente da União das Freguesias de Setúbal, e de Eugénia Silveira, vereadora da Câmara Municipal. O programa é dedicado às tradições marítimas e gastronomia local, com ateliês educativos, animação cultural, passeios de barco, propostas para as escolas de 1.º Ciclo locais, bem como a já famosa Corrida de Botes a Remos.

O Presidente da União das Freguesias de Setúbal destacou o papel da Semana do Mar e do Pescador na dinamização da atividades piscatória local, bem como na consciencialização da sua importância para o território e para a sustentabilidade de uma prática que abarca um grande número de outras atividades ligadas ao mar.

O evento, organizado pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Setúbal, tem início a 25 de maio, sexta-feira, com o Festival do Peixe nos restaurantes locais. A Mostra das Tradições Marítimas arranca no sábado seguinte, dia 26, com um leque de atividades no âmbito das artes e tradições, com ateliês, cirío marítimo e a inauguração de uma exposição de fotografia dedicada aos trabalhadores do mar.

Ao longo de nove dias, a Semana do Mar e do Pescador promove "Petiscos com Sabor a Mar", mostra de gastronomia sadina confecionada por pescadores instalada no Parque Urbano de Albarquel, que será acompanhada durante o período da noite por um programa composto por grupos musicais locais.

A Corrida de Botes a Remos é um dos destaques da Semana do Mar e do Pescador de 2018, com provas feminina e masculina, a decorrer no dia 03 de junho, domingo. À semelhança dos anos anteriores, o Parque Urbano de Albarquel recebe os botes concorrentes para um dia de grande animação que terminará com o Almoço-Convívio do Dia Nacional do Pescador.

O almoço comemorativo tem início às 12h00, contando com animação musical, e encerra o programa da Semana do Mar e do Pescador.

A edição de 2018 da Semana do Mar e do Pescador é organizada pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Setúbal e conta com a Doca Pesca, a Escola de Setúbal de Turismo de Portugal, a OceanAlive e a Associação da Família do Mar de São Sebastião como seus parceiros.

 

 

 

 

Ir para Início