Junta investe 43 mil euros na limpeza e higiene urbana

Para fazer face aos desafios encontrados na garantia da limpeza e higiene urbana do território, a União das Freguesias de Setúbal investiu perto de 43 mil euros para o controlo do crescimento de ervas nos espaços públicos.

Após deixar de utilizar herbicidas químicos em 2017, nomeadamente o glifosato, para a eliminação de pragas e plantas invasorias, a Junta de Freguesia procurou soluções amigas do ambiente. Apesar de contribuírem para a melhoria da saúde pública, assistiu-se ao acentuado crescimento de ervas, tendo exigido a utilização de mais recursos humanos e materiais para o seu controlo.

A situação não prevista levou à dedicação de 12 trabalhadores apenas para a deservagem, com ações mensais que exigiram horas extraordinárias e a ação de mais equipamentos próprios para o desenvolvimento deste trabalho.

Deste modo, a União das Freguesias de Setúbal procurou tornar esta tarefa mais eficiente e eficaz, tendo encontrado uma solução amiga do ambiente que, além de ser biológica, irá prolongar o efeito do corte e limpeza de ervas por períodos mais longos, entre seis e oito meses, sendo assim de esperar que se realizem duas ações por ano.

O produto de carácter biológico, sem qualquer tipo de contraindicações para seres humanos e animais, é de aplicação natural e atua na raíz das ervas, impedindo o seu crescimento nos espaços públicos. Para que seja aplicado, as ruas deverão estar devidamente limpas de ervas e lavadas.

Desta forma, a Junta de Freguesia criou uma equipa para aplicação do produto e adquiriu uma viatura necessária para o transporte e aplicação do mesmo, no valor de 16 mil euros. Os trabalhos serão iniciados em setembro e complementados com duas máquinas: uma para corte de mato, no valor de 4.200 euros, e uma para limpeza de ervas em passeios, no valor de 2.700 euros. O produto biológico a ser aplicado representa um investimento de 6 mil euros.

  

Para o desenvolvimento destas intervenções, a União das Freguesias de Setúbal fez também o reforço dos Recursos Humanos com mais três trabalhadores até ao final do ano, no valor de 14 mil euros. No total, a Junta investiu perto de 43 mil euros para a melhoria da limpeza e higiene urbana.

Este mesmo investimento vem garantir a melhoria do serviço prestado pela União das Freguesias de Setúbal, através do Setor Operacional, contribuindo para a saúde pública e bem-estar da população, com um pensamento ligado à proteção ambiental.

Ir para Início