Inquérito: Mobilidade nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a preparar o Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa (IMob 2017), com lançamento previsto para outubro de 2017, com o objetivo de conhecer os padrões de mobilidade diária da população residente nestas áreas.

Este inquérito é apoiado pela Comissão Europeia/Eurostat, ocorrendo iniciativas similares noutros Estados-Membros, dada a crescente relevância desta temática no contexto das políticas de sustentabilidade ambiental dos transportes, a que se juntam as orientações do Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia.

A metodologia adotada prevê a recolha de dados junto dos residentes nas Áreas Metropolitanas, distribuindo-se a amostra de residências selecionadas pelos 35 municípios.

 

Primeira fase: Resposta pela Internet

O INE disponibilizará um formulário eletrónico no portal de estatísticas oficiais para autopreenchimento. Esta fase decorrerá entre 09 e 30 de outubro de 2017.

 

Segunda fase: Entrevista presencial

Para complementar a fase anterior, nomeadamente para obter respostas de grupos populacionais que habitualmente não utilizam a Internet e para garantir a representatividade estatística dos resultados, decorrerá uma 2.ª fase, entre 27 de outubro e 17 de dezembro de 2017, em que equipas de entrevistadores do INE, devidamente credenciados, irão efetuar entrevistas presenciais (com a utilização de computador portátil) junto das residências selecionadas. Projeta-se que esta 2.ª fase envolva a necessidade de recrutamento de cerca de uma centena de entrevistadores em cada Área Metropolitana.

 

INE | Recrutamento de Entrevistadores/as

O Instituto Nacional de Estatística (INE) recruta entrevistadores/as para as Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa

Candidaturas até 30 de Agosto de 2017

Obtenha o seu formulário de candidatura enviando e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Clique aqui para aceder ao website do INE e obter mais informações

 

Ir para Início