A igreja de Santa Maria está situada na zona mais antiga de Setúbal. O templo foi mandado construir em 1513, no reinado de D. Manuel e a obra ficou a cargo da Ordem de Santiago tendo sido acabada cerca do ano de 1567.
Foi poupada no terramoto de 1755 e ao longo da sua existência sofreu várias remodelações como é o caso das capelas laterais. Nos inícios do século XVIII foi colocada o seu riquíssimo ornamento de talha dourada. Ao fim da tarde, em certas alturas do ano, o Sol entra pela janela da fachada e ilumina vivamente o altar-mor e a sua talha dourada.
Devido à sua antiguidade, riqueza e esplendor, este templo é a igreja matriz de Setúbal. Foi lá que no dia 26 de outubro de 1975 ordenou- se o primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins. Na altura alguns populares manifestaram-se, na rua, gritando; “Fora o bispo” ou “Abaixo a igreja”. Mas os soldados do RI 11, presentes no local, evitaram que a situação se complicasse e tudo acabou em sossego.
Em outubro de 2020 foi inaugurada a uma estátua, em frente à igreja, de homenagem ao primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.
Prof. Alberto de Sousa Pereira