A Pastelaria Abrantes

A Pastelaria Abrantes

Na Rua Dr. Estevão Vasconcelos, 34 a 40, existiu, durante quase 100 anos, a conhecida Pastelaria Abrantes. Fundada em dezembro de 1922, por José Maria Abrantes, com o nome de Confeitaria Triunfo de Setúbal, fabricava pastelaria diversa e doce de laranja vendida a peso e em embalagens de vidro.

O doce nunca foi feito com laranjas de Setúbal, que eram doces, mas sim com laranjas azedas que vinham do Alentejo e mais tarde de Espanha. Este doce é conhecido em vários países, como no Brasil, onde existem laranjas amargas que assim são aproveitadas.

Em dezembro de 1933 a casa “Triunfo de Setúbal” lançou no mercado os filetes de casca de laranja cristalizada em caixas de duas a seis embalagens, o que logo foi um sucesso.

Os chamados “barquinhos” eram de bolacha de baunilha recheados com doce de laranja, pesando cerca de 35g. Vendiam-se em caixas de cartão, com 12 barquinhos, com laranjas desenhadas na sua cor típica. Nas antigas gares rodoviárias da Praça do Bocage e da Avenida 5 de outubro durante dezenas de anos existiram vendedores que gritavam aos visitantes:“Doce de Laranja, especialidade de Setúbal!”.

A pastelaria Triunfo de Setúbal também fabricava xaropes de groselha, laranja ou capilé além do muito conhecido “Anis Elmano Sadino” com um ramo de erva-doce no interior. E finalmente temos o conhecidíssimo bolo-rei que na época do Natal tinha enorme procura pelos seus fiéis apreciadores.

Mas a empresa não resistiu à passagem do tempo e, quase de repente, encerrou em julho de 2022, a poucos meses de fazer 100 anos.

Fica na memória eterna dos setubalenses que um dia tiveram o prazer de saborear os seus deliciosos produtos.
Professor Alberto de Sousa Pereira