O quartel foi construído no ano de 1697 e por cima da sua porta de entrada ainda hoje, com dificuldade, se pode ler a lápide da inauguração.
Foi em 1899 que o Regimento de Infantaria n.º11, que estava instalado em Viseu, foi colocado definitivamente em Setúbal, ficando o quartel a ser conhecido como “o quartel do Onze”.
Após o 25 de Abril, em 1977, o antigo RI 11 passou a denominar-se Regimento de Infantaria de Setúbal, RIS. Mas em 1980 o RIS foi encerrado passando as suas instalações para um novo serviço, o Centro de Seleção do Pessoal do Sul. Mas pouco durou esta alteração e antigo quartel ficou ao abandono.
Em 1999 houve negociações, entre empresários e a secretaria de Estado do Turismo, para a possível instalação, no antigo quartel, de uma escola de hotelaria, mas nada se concretizou.
Apenas em 2005 a CMS conseguiu iniciar novas negociações para compra do antigo quartel, na altura em situação de ruína técnica. A ideia era a instalação de um Centro Cultural. Em 2008, finalmente a CMS Setúbal chegou a acordo o Estado para a aquisição do “quartel do 11”.
O projeto da Escola de Hotelaria ganhou importância em 2010, com adjudicação da sua obra de construção e passados três anos, em 2013, foram inauguradas as instalações da Escola de Hotelaria, assim as salas a cargo da CMS.
Finalmente, em outubro de 2019, foi reposta a lápide evocativa dos militares do RI 11 mortos na I Guerra Mundial e originalmente afixada em 10 de junho de 1920.
Assim, com dignidade, foi encerrada a história do centenário quartel do antigo Regimento de Infantaria n.º 11.
Professor Alberto Sousa Pereira