Largo José Afonso recebe segunda edição do Fest’Asso

O Fest’Asso 2015 foi apresentado esta terça-feira, dia 23 de junho, na Casa da Baía. O certame regressa no próximo dia 26 para a sua segunda edição e contará com dez dias de mostras de artesanato, gastronomia local e animação musical, com entrada livre.

A iniciativa dinamizada com o espírito dos antigos certames da cidade SetFesta e São Julião em Festa vai realiza-se no Largo José Afonso, sendo esta “a grande novidade deste ano”. Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, refere que este é “o local de excelência para a realização do Fest’Asso”, que este ano contará com a participação de 17 associações e coletividades e a atuação de 14 artistas e conjuntos musicais.

Rui Canas salientou durante a apresentação que o Fest’Asso vai “dar continuidade ao objetivo inicial” de “mostrar as atividades e potencialidades do trabalho desenvolvido pelas associações e coletividades da União das Freguesias de Setúbal”. “Esta parte do projeto é a mais ambiciosa e vamos procurar que esteja viva ao longo da realização das edições do Fest’Asso”, acrescentou o presidente.

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, congratulou a União das Freguesias de Setúbal e o presidente Rui Canas pela realização do Fest’Asso e destacou a “força e coragem que foi preciso levar em mãos, com as dificuldades à data ainda muito prematuras, para levar um barco que ainda ninguém tinha levado até então, com a capacidade de gerir um conjunto de eventos tradicionais que eram prática corrente da história das freguesias conhecidas”.

O Fest’Asso teve a sua estreia em 2014, com a primeira edição a realiza-se ao longo de 30 dias. O certame realizado no Cais 3 do Porto de Setúbal, junto à zona ribeirinha da cidade, teve como principal foco a gastronomia, o artesanato, a animação musical e a transmissão de jogos do Campeonato do Mundo de Futebol através de ecrã gigante.

Entre 26 de junho e 05 de julho, o Fest’asso vai contar com a atuação de 14 artistas e conjuntos musicais no palco central da iniciativa. A abertura da edição de 2015 é realizada pelo grupo de percussão Os Bardoada, às 21h00, seguida da atuação dos Alcorrazes, às 21h30. O primeiro dia de animação encerra com Francisco José que sobe ao palco às 23h00.

Klássicos, Marco Marujo e Mariachi vão animar o primeiro fim-de-semana do Fest’asso 2015. André Patrão, João Rosa, Jorge Nice, Cantares do Sado e Irmãos Cabanas vão poder ser vistos pelo público entre os dias 29 de junho e 03 de julho.

Motel Albarquel, Marco António e Belito Campos encerram a segunda edição dos Fest’asso, com atuações musicais nos dias 4 e 5 de julho, sábado e domingo.