Encontro analisa desafios dos cuidadores

Encontro analisa desafios dos cuidadores

Os desafios que se colocam aos cuidadores informais estão em análise num encontro a realizar-se amanhã, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, no âmbito da 14.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades.

“Desafios do cuidar” é o tema do evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que tem início às 09h30 com uma sessão que conta com as intervenções do vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, e do dirigente da Associação Nacional de Cuidadores Informais João Raposo.

Segue-se, às 10h00, com moderação da professora do Instituto Politécnico de Setúbal Ângela Lemos, uma conferência de abertura, na qual Sofia Simões, da associação AMARA, faz o enquadramento sobre o que são cuidadores.

O primeiro painel do encontro, com início às 11h00, aborda o tema “Cuidador informal: Que respostas?” e tem como oradores Laura Brissos Sousa, do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Carmen Marmelo, da Equipa Coordenadora Local da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, e Catarina Faria, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

O encontro “Desafios do Cuidar” prossegue à tarde, às 14h00, com o painel “Práticas Locais: Cuidar de quem cuida” que tem como oradores Ana Silvestre, do Projeto Tempo para Si da Câmara Municipal de Almada, Palmira Martins, da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, e Célia Soares, do Projeto Co-Care do Instituto Politécnico de Setúbal.

A conversa é moderada por Catarina Faria, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

No terceiro painel, com início às 15h15, moderado por João Raposo, da Associação Nacional de Cuidadores Informais, o objetivo é “Dar Voz a Quem Cuida” com a partilha de testemunhos de cuidadores informais.

Após um período de debate, o encontro termina com uma sessão que conta com intervenções de Patrícia Arguello, do Instituto Politécnico de Setúbal, e de um representante do Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades de Setúbal.