Tacho Solidário – mil dias ao serviço da população

Tacho Solidário – mil dias ao serviço da população

Na passada quarta-feira, dia 26, o projeto Tacho Solidário do Centro de Apoio ao Sem Abrigo festejou a sua milésima realização.

Nascido em plena pandemia pela mão da voluntária Cristina Augusto, este foi um projeto criado para dar resposta a situação de urgência e apoio de primeira linha aos mais necessitados.

Passaram agora mil dias desde a sua primeira realização ininterrupta, apenas possível graças à solidariedade das várias equipas de voluntários que, de forma pontual ou regular, se propõem a adquirir os alimentos e a cozinhar para os utentes.

A crise socioeconómica atual tem agravado a situação que cresceu em cerca vinte por cento desde o início do ano.

Susana Marques, coordenadora da delegação setubalense do Centro de Apoio ao Sem Abrigo realçou no seu discurso a importância do trabalho desempenhado e agradeceu particularmente à família de Luís Aleluia que cede desde há sete anos as instalações gratuitamente e à União das Freguesias de Setúbal que, para além dos equipamentos, fornece também de forma regular mantimentos.

O Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, reafirmou que um dos grandes projetos que deseja ver realizados antes do final do mandato é a atribuição de um local designado e devidamente equipado para esta organização cujo trabalho tem tido especial importância na vida das famílias "abandonadas pelo governo central".

Afirma ainda que "A habitação, o trabalho e a alimentação são direitos inscritos na Constituição da República Portuguesa e que infelizmente não são cumpridos".

Nesta edição especial estive na cozinha a equipa de formandos e formadores em Gastronomia e Cultura do IEFP, que festejaram com toda a equipa residente e entidades presentes esta data simbólica.