Solidariedade e sustentabilidade na Loja Social da UF Setúbal

A Loja Social da União das Freguesias de Setúbal representa um pilar de solidariedade e sustentabilidade da Freguesia. Este equipamento, situado na Rua de Mormugão, frente à sede da Junta de Freguesia, permite à população entregar roupa, brinquedos e pequenos eletrodomésticos que já não estão a uso, proporcionando a oportunidade às populações mais carenciadas de beneficiar destes recursos.

No cerne da Loja Social reside a solidariedade entre os fregueses, reforçando os laços comunitários e promovendo a ideia de que, através da partilha, todos podem contribuir para o bem-estar do próximo. Este gesto altruísta é ainda sustentado por um importante princípio ecológico: a reutilização. Na era dos desafios ambientais, a prática dos três R - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - ganha uma nova dimensão.

A Loja Social emerge como uma resposta concreta, incentivando a reutilização de bens, contribuindo assim para a redução do desperdício e o alívio da pressão ambiental.
Este gesto alinha-se com a tradição natalícia de dar, destacando a importância de doar brinquedos excedentes antes de acolher os novos, promovendo um ciclo de generosidade e responsabilidade.

Neste Natal, a União das Freguesias de Setúbal convida a comunidade a abraçar o espírito solidário, tornando esta época festiva um momento não apenas de celebração, mas também de partilha e cuidado para quem mais necessita.

A Loja Social está à disposição das famílias mais carenciadas que desejem beneficiar dos bens disponíveis. Se conhece alguém ou se encontra numa situação que requer apoio, não hesite em contactar-nos através dos canais disponíveis na União das Freguesias de Setúbal. A partilha e colaboração são valores essenciais que fortalecem os laços comunitários, promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária.