Natal Ecológico #Dica2 - Decorações

Com a época festiva a aproximar-se, a reflexão sobre as escolhas que fazemos torna-se imperativa. Este ano, a União das Freguesias de Setúbal promove iniciativa Natal Ecológico colocando em destaque o consumo sustentável e as práticas mais amigas do ambiente.

A árvore e Natal:
A segunda sugestão desta campanha é a de reutilizar a decoração natalícia e investir numa árvore artificial de qualidade.

Surpreendentemente, uma árvore artificial de plástico pode ser uma escolha sustentável se for utilizada por, pelo menos, 10 anos. Esta opção não apenas reduz o desperdício associado às árvores naturais, mas também minimiza o impacto ambiental.

Para aqueles que preferem a magia de uma árvore natural, a União das Freguesias de Setúbal propõe opções que abraçam a sustentabilidade. Escolha uma árvore em vaso que possa ser replantada no solo após a temporada festiva. Esta escolha não só preserva a natureza como também contribui para a redução do desperdício associado às árvores cortadas.

Decorações:
Ao guardar as decorações de Natal cuidadosamente após a sua desmontagem, pode garantir a sua reutilização por muitos anos. Opte por decorações feitas a partir de materiais reutilizáveis e explore a criatividade na criação das suas próprias decorações, utilizando materiais naturais.

Iluminação:
Para equilibrar o consumo energético durante a iluminação festiva, recomenda-se a escolha de luzes LED ou de fibra ótica. Racionalize a iluminação: apague as luzes decorativas quando a sala estiver desocupada e evite mantê-la acesa durante toda a noite. Ao adotar estas práticas, não só contribui para um Natal mais sustentável, mas também para a preservação do ambiente que todos partilhamos.

Tags :