Iniciativa o "Maior Postal de Natal Setubalense"

O que começou com uma pequena ideia sonhada, tornou-se, ontem, uma iniciativa de solidariedade social que alcança mais de duas mil pessoas todos os anos, em Setúbal, durante a quadra natalícia. O Maior Postal de Natal Setubalense é uma iniciativa que surgiu durante a pandemia, em época de confinamento, para ajudar as pessoas naquele período difícil. Mário Paixão, criador da iniciativa, preocupado com o impacte da pandemia na vida de muitas famílias, decidiu lançar esta ação e associá-la a quem pudesse dar bom uso às angariações no apoio social. Por aquela altura tinha também nascido uma outra iniciativa, o Tacho Solidário, para ajudar o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo a auxiliar quem precisa de apoio alimentar.

Para participar no “Maior Postal de Natal Setubalense” é bastante simples: basta tirar a sua foto de Natal, preferencialmente junto da árvore de Natal, a sós ou com a família, ou com colegas ou amigos, publicar ou enviar para o messenger do grupo público do facebook "Vamos Fazer o Maior Postal de Natal de Setúbal" e enviar o seu contributo para o CASA através do IBAN: PT50 0036 0344 9910 0008 59042 ou por MBway para o 926 619 826.

Os valores são diretos para a conta do CASA. Cada Tacho, entenda-se refeição solidária do CASA, este ano tem um custo de 250 euros e beneficia pelo menos 75 pessoas, sendo que cada um contribui com o que entender. Para empresas que contribuem com o valor de um tacho, será passado pela instituição um recibo para que possa ser registado como donativo.

Quando questionado sobre o porquê de ter escolhido o CASA, Mário Paixão responde prontamente: "Este é um projeto do meu bairro, pela porta do CASA passam centenas de pessoas, muitas que conheço, e que, devido às dificuldades da vida, hoje estão a precisar de ajuda. Pedir ajuda é uma coisa muito difícil, há muita pobreza envergonhada." Acrescenta ainda que o Tacho Solidário, para além da bonita história ancorada nas práticas das gentes do mar, é um processo simples e transparente: "Cada euro que as pessoas dão, todos sabemos onde vai parar".

Susana Marques, coordenadora do CASA em Setúbal, associação de apoio social que vive exclusivamente do trabalho voluntário de muitas pessoas, diz que no primeiro ano do postal de Natal conseguiram angariar verba para duas mil e quinhentas refeições, no segundo cinco mil e no ano passado ultrapassaram as seis mil refeições.

No entanto, Mário Paixão e Susana Marques confessam que este ano o desafio é maior, pois o aumento do preço das matérias necessárias para a confeção das quase cem refeições servidas diariamente, seis dias por semana, bem como o abrandamento das contribuições por parte de algumas empresas não está a facilitar a tarefa.

A Susana e o Mário lançaram recentemente o repto a outra pessoa para juntar a sua solidariedade à iniciativa, Nuno Marques, que prontamente aceitou. Era necessário um tema musical, porque o vídeo do postal é sempre acompanhado por música e Nuno desafiou o cantor e compositor Toy, outro setubalense sempre solidário com as causas justas, que respondeu positivamente. Assim, Toy dará voz ao tema do postal de Natal. Nuno Marques sublinha que os artistas setubalenses são muito solidários e o postal tem contado com a participação de muitos deles. Para 2024 fica já prometida uma surpresa grande, com muitos artistas. Muitas outras conhecidas figuras da cidade, do desporto, da cultura, da política, do mundo empresarial, se têm associado ao Maior Postal de Natal Setubalense, ajudando assim o CASA a apoiar quem precisa. O pouco com que cada um possa solidariamente contribuir representa para o CASA um apoio essencial para a compra de alimentos, O Maior Postal de Natal de Setúbal será publicado nas redes sociais no dia 24 de dezembro e espera bater o recorde de participações do último ano.

Esta iniciativa de solidariedade social reúne a comunidade em torno de um objetivo comum: ajudar quem necessita de apoio.

A União das Freguesias de Setúbal associa-se a este projeto que se inscreve no fortalecimento da coesão territorial e no reforço dos laços comunitários.

Para participar: https://www.facebook.com/groups/maiorpostaldenataldesetubal

Tags :