450 Fregueses reunidos no maior passeio de sempre

Na passada sexta-feira, a União das Freguesias de Setúbal celebrou o Dia Mundial da Terceira Idade com um passeio que reuniu mais de 450 utentes, distribuídos por nove autocarros, rumo às Caldas da Rainha.

Este passeio anual, que já se tornou num ponto de encontro da população sénior da Freguesia, representa um investimento na melhoria da qualidade de vida dos fregueses com mais de sessenta anos.

A programação, que incluía uma visita ao Dino Parque da Lourinhã, foi alterada em razão das fortes chuvas que se fizeram sentir durante todo o dia, e teve de ser adaptada às exigências do momento. Apesar das condições climatéricas adversas, o espírito de festa não foi abalado e o entusiasmo dos participantes manteve-se intacto.

Os fregueses seguiram diretamente para o Restaurante Salão Milénio, nas Caldas da Rainha, onde foram recebidos num ambiente animado.

O almoço, servido por volta do meio-dia, foi seguido por uma tarde de convívio e dança, que misturou ritmos variados e onde participantes e trabalhadores se confundiram numa tarde de muita animação.

Na sua intervenção o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, que cumpriu pela última vez com a sua missão de acompanhar o grupo, afirmou querer falar de futuro, no trabalho de continuidade e na importância de manter as equipas para prosseguir com o trabalho por desenvolvido ao longo dos últimos mandatos. Este momento foi também o escolhido pelo Executivo da Junta de Freguesia para apresentar o seu novo elemento, Jorge Martins, que tomou posse como membro do Executivo na Assembleia de Freguesia do passado dia 30 de setembro.

O passeio comemorativo do Dia Mundial da Terceira Idade é um dos pontos altos do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos três polos do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, que semanalmente propõe dezoito atividades fixas a mais de mil utentes inscritos com idades compreendidas entre os 60 e os 99 anos, com uma oferta variada em termos de atividade física, mental e criativa.

Todas estas atividades têm como propósito combater o isolamento social e reforçar laços com o território.

As festividades alusivas ao Mês do Idoso prosseguem já esta semana com a oficina gastronómica “Segredos da Minha Cozinha”, no dia 17 no polo de Santa Maria, bem como a projeção do filme “Os Gatos Não têm Vertigens” no dia 18 pelas 21h na Praceta da Ilha da Madeira.

A apresentação do espetáculo “Já cá estamos!”, no dia 25, fará também parte deste programa, com apresentação prevista na sede da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, bem como o tradicional Magusto da União das Freguesias de Setúbal e a festa de Halloween dia 31, às 15h, no polo da Anunciada.