Projeto “Dignidade, Inclusão, Ação” dá voz a Pessoas com Deficiência

Projeto “Dignidade, Inclusão, Ação” dá voz a Pessoas com Deficiência

A APPACDM de Setúbal lançou, em dezembro de 2023, o projeto “Dignidade, Inclusão, Ação”, uma iniciativa pioneira que utiliza a técnica de animação em stop motion para abordar as violências enfrentadas por pessoas com deficiência, tais como a discriminação, capacitismo e falta de acessibilidades no espaço público.

O projeto, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, reúne um grupo de cerca de 22 utentes da APPACDM, além de participantes da comunidade em geral. Este modelo inclusivo reflete-se na estrutura horizontal do trabalho, garantindo que todos os envolvidos contribuam de forma igualitária para a produção da curta-metragem.

A história da animação, intitulada "Família Dias", centra-se numa família fictícia e explora os desafios e preconceitos vividos por pessoas com deficiência no dia a dia. Durante uma sessão de gravações recente, encontrámos parte da equipa, acompanhada por técnicos especializados em psicomotricidade e comunicação, empenhados em transformar ideias em imagens animadas.

Partindo de um storyboard construído em conjunto, passando por largas dezenas de desenhos realizados com minúcia, passando pelas aprimoradas técnicas desenvolvidas em função da especificidade de cada um, o projeto é, por si só, um avanço fundamental e uma abertura dos horizontes do mundo do cinema.

O resultado final será apresentado ao público no próximo dia 15 de dezembro, no Centro Sónia Rio, na Camarinha e pretende sensibilizar o público para estas questões, especialmente crianças, nas escolas e outros espaços educativos.

Após o lançamento, esperam-se também diversas projeções fora de portas, fomentando a reflexão sobre o respeito e a igualdade de oportunidades.

A APPACDM de Setúbal trabalha em estreita colaboração com a União das Freguesias de Setúbal, integrando os Acordos de Parceria com o Movimento Associativo, reforçando, assim, o seu papel ativo na promoção da dignidade e inclusão social.