450 seniores festejam Dia do Idoso com passeio

A Aldeia típica de José Franco foi o destino escolhido para comemorar o Dia do Idoso de 2018. A aldeia de Sobreiro, no concelho de Mafra, recebeu 450 pessoas que se juntaram para participar no evento organizado pela União das Freguesias de Setúbal.

Os seniores do território passearam pelas ruas da Aldeia Saloia, construída pelo escultor e oleiro José Franco, composta por representações de atividades laborais típicas portuguesas de antigamente, em cenários em miniatura, com os respectivos instrumentos de trabalho.

No passeio pelo museu etnográfico ao ar livre os participantes puderam conhecer a réplica de uma aldeia em tamanho natural, com miniaturas funcionais da região, espaço de restauração e loja de artesanato em cerâmica.

A Aldeia de José Franco abriu portas em 1945 para se tornar num museu vivo dos costumes de Portugal. Como numa espécie de presépio, o oleiro dedicou-se a reproduzir as atividades laborais do seu tempo de infância e da vida do campo.

A tarde terminou em grande com um almoço-convívio em Caldas da Rainha. Os 450 idosos despertaram a alegria no espaço de restauração que contou ainda com momentos de animação musical e um pezinho de dança.

O Passeio do Dia do Idoso, integrado nas comemorações do Mês do Idoso de 2018, cumpriu mais uma vez o seu propósito de homenagear os seniores da União das Freguesias de Setúbal, reconhecendo o seu valor para o enriquecimento do território.

Clique aqui para saber mais informações sobre o Mês do Idoso de 2018 na União das Freguesias de Setúbal.