O papel do Teatro na inclusão de pessoas com deficiência

O papel do Teatro na inclusão de pessoas com deficiência

A arte como forma de inclusão de pessoas com deficiência motivou um encontro no dia 31 de março, no Auditório Bocage, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Com a designação “Inclusão pela Arte”, o encontro foi organizado pela Câmara Municipal no âmbito da candidatura "Setúbal – Cultura Sem Barreiras", através do qual promove ações que estimulem as competências de pessoas com deficiência ou doenças mentais através de práticas artísticas e inclusivas nos equipamentos culturais.

A iniciativa do dia 31 teve as participações da APPACDM de Setúbal, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos e da Resina Teatro, companhia que tem acompanhado projetos no âmbito do “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”.

O encontro teve um ensaio aberto, durante o qual utentes e técnicos puderam partilhar o palco, além de uma conversa mediada por Ana Bordeira, técnica municipal da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, e com um painel constituído por Paula Moita, artista plástica, Artur Correia, musicoterapeuta, e André Carvalho, da área do teatro.

As ações desenvolvidas no âmbito de “Setúbal – Cultura Sem Barreiras” procuram instigar a interação e o aumento das pessoas com deficiência na participação do contexto sociocultural, bem como no desenvolvimento de projetos artísticos que tenham como objetivo a promoção de saúde mental.

Os projetos realizam-se no âmbito da candidatura a fundos comunitários através do Lisboa 2020 - Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020.