Mais de cinco centenas de pessoas participaram no sábado de manhã, em Setúbal, numa caminhada solidária de prevenção do cancro da mama, que percorreu várias ruas do centro histórico e da frente ribeirinha da cidade.
A Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Setúbal e o Movimento Vencer e Viver, com a colaboração da Câmara Municipal, visa incentivar e alertar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.
O evento, que reuniu pessoas de todas as idades e contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e do vereador com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, teve início com uma sessão de exercícios de aquecimento na Praça de Bocage.
Os participantes seguiram depois por várias ruas do centro histórico e da frente ribeirinha, regressando pela Avenida Luísa Todi em direção ao Parque do Bonfim, onde terminou a caminhada.
Além do município de Setúbal, que se associa todos os anos à iniciativa, a Caminhada Outubro Rosa contou com a colaboração do Núcleo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o apoio técnico da Tãlentos Teams e do Centro Desportivo Municipal Supera Setúbal.
O evento integra o movimento Outubro Rosa, assinalado durante o mês pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para sensibilizar para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis e sobre formas de apoio à mulher e família.