O evento, que ocorreu no passado dia 17 no Parque do Bonfim, foi dedicado à sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, integrado nas Jornadas de Ambiente de Setúbal e foi organizado pelo Grupo de Trabalho para a Empregabilidade de Setúbal – Coletivo ECOol em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.
A iniciativa juntou mais de oito dezenas de bancas dedicadas à alimentação saudável e sustentável, artesanato, bem-estar, ecologia e sustentabilidade e empreendedores.
Cidadania e empregabilidade, crianças, produtores locais e projetos sociais e culturais também estiveram à mostra no evento, dinamizado com várias parcerias, incluindo a União das Freguesias de Setúbal.
Nesta zona de bancas foram conduzidas várias atividades, como degustações de produtos biológicos e sustentáveis a granel, artesanato alentejano e criação de objetos decorativos com materiais reciclados.
Já no espaço dedicado aos mais novos houve iniciativas de ioga e artes plásticas, a par de um conjunto diversificado de oficinas, como pinturas de capas de livros, tecelagem de mandalas terapêuticas e sementeiras.
A música também esteve em destaque na Feira ECOol 2023 com atuações de Banda Garum, Marcelo Batista, Escola de Jazz e Música Improvisada da Sociedade Musical Capricho Setubalense, Marcão e Tribus.
O programa do evento contou ainda, entre outros, com um espetáculo e oficina de danças sevilhanas, por Edite Van-Zeller, e com um showcooking de receitas vegetarianas com ingredientes de época.
Jogos tradicionais, a exibição de um documentário sobre sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, exposições e atividades promotoras de saúde e de bem-estar também fizeram parte da feira, realizada ao longo de todo o dia.
A União das Freguesias de Setúbal marcou presença no evento com uma exposição sobre as ações de caráter ecológico e de proteção do meio ambiente bem como um exemplar dos triciclos elétricos recentemente adquiridos de modo a proceder à recolha de resíduos urbanos de forma ecoeficiente.