Dia Mundial Sem Carros

A União das Freguesias de Setúbal associa-se às comemorações do Dia Mundial Sem Carros, celebrado anualmente a 22 de setembro, e apela à população para que opte por formas de mobilidade sustentáveis e ecológicas, como o transporte público, a bicicleta, a caminhada ou o skate, entre outras.

O Dia Mundial Sem Carros, criado em 1997, em França, é celebrado anualmente com o objetivo de sensibilizar a população para os impactos negativos do uso excessivo de automóveis, no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas, tais como o agravamento do fenómeno das alterações climáticas, a poluição do ar, o ruído…

Enquadrado na Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema é “Eficiência Energética”, e sob o slogan “Combina e Move-te!”, o Dia Mundial Sem Carros é uma oportunidade para refletirmos sobre a dependência de combustíveis fósseis e sobre os impactos que resultam do elevado consumo de energia.

A eficiência energética aplicada ao setor da mobilidade e dos transportes resulta numa redução de emissões. É, por isso, de suma importância, optar por formas de mobilidade mais sustentáveis, contribuindo, desta forma, para um planeta mais saudável e para uma melhor qualidade de vida para todos e para as gerações futuras.

Andar a pé ou usar a bicicleta, e combinar diferentes formas de deslocação, traz inúmeras vantagens que ajudarão a aliviar o congestionamento do tráfego e a tornar todo o setor mais ecológico, seguro e eficiente, sem esquecer os benefícios para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Assim, a União das Freguesias de Setúbal apela à população para que, no dia 22 de setembro, se junte a estas comemorações e faça a sua parte pelo planeta.