A União das Freguesias de Setúbal promoveu no passado sábado, dia 21 de outubro, o "Dia de Sensibilização para o Bem-Estar Animal", enquadrado nas comemorações do Dia do Animal que se assinalou a 4 de outubro.
As famílias juntaram-se na Escola Conde Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais, para um dia bem passado em torno de diversas atividades, como a construção de caminhas para animais reaproveitando materiais velhos, conferindo-lhes uma nova utilização, em linha com os objetivos de promoção de uma “economia circular”.
Realizou-se também uma oficina gastronómica, onde adultos e crianças puseram "as mãos na massa" para a confeção de biscoitos de fruta e de atum, apropriados às características nutricionais de cães e gatos.
Para finalizar, realizou-se um atelier sobre primeiros socorros para animais de estimação onde os participantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os cuidados a ter com os seus cães e gatos, nomeadamente sobre a prevenção de alguns tipos de acidentes, sobre a distinção entre casos de emergência ou urgências, ou os cuidados a ter em caso de queimaduras, fraturas ou vómitos e diarreias.
Estas ações tiveram a colaboração prestimosa da Associação Sobreviver e dos Veterinários do Sado, tendo sido recolhidos donativos (sacos de ração) que reverteram a favor da Associação de Defesa Animal de Setúbal, Sobreviver. Também as caminhas construídas e os biscoitos de fruta e atum foram entregues à Associação.
É importante destacar que as ações realizadas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em prol de um mundo mais sustentável e justo: ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Produção e consumo sustentáveis), ODS 15 (Proteger a vida terrestre) e ODS 17 (Parcerias para a implementação dos objetivos).