Dia 23 de novembro, a União das Freguesias de Setúbal, assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação de árvores no campus do Instituto Politécnico de Setúbal. Vários membros do Executivo da Junta de Freguesia, juntamente com utentes do Centro Comunitário, estiveram no Campus do IPS para a plantação de um bosque, no âmbito do projeto IPSeco.
Este projeto, galardoado com o primeiro lugar no Concurso IPS Sustentável em julho de 2022, tem como ambição criar um pequeno bosque mediterrânico no Campus de Setúbal do Instituto Politécnico. Além do reconhecimento merecido, esta iniciativa destaca-se pela sua abordagem estudada e comprometida com a sustentabilidade ambiental.
A plantação de pequenos bosques de flora autóctone, para além da recuperação da diversidade genética da flora autóctone, contribui para a fixação de carbono, promoção da biodiversidade, combate às alterações climáticas, melhoria da qualidade do ar e aumento da capacidade de retenção de água no solo. Adicionalmente, promove a recuperação paisagística de terrenos alterados pelo homem.
Os benefícios destas ações são vastos e abrangentes, manifestando-se de forma direta e indireta no bem-estar e na qualidade de vida das populações.
Com a participação nesta ação e com um conjunto de atividades ao longo desta semana, a União das Freguesias de Setúbal assinalou o Dia da Floresta Autóctone, sensibilizando para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas que beneficiam não só o ecossistema local, mas também o bem comum. Nestas ações foi destacado o papel ativo que as populações podem e devem desempenhar na construção de um futuro mais verde e resiliente.