A União das Freguesias de Setúbal celebra o Dia Internacional das Florestas, que se assinala a 21 de março, com a renovação do Roteiro das Árvores de Interesse Público, uma iniciativa que visa sensibilizar para a importância vital das florestas e das árvores, nomeadamente em contexto urbano, na qualidade de vida das pessoas. Paralelamente, realizam-se as oficinas “Bolas de sementes” e “A minha árvore de estimação”, dirigidas aos estabelecimentos dos vários ciclos de ensino da Freguesia.
Nunca é demais lembrar a importâncias das florestas: fornecem-nos oxigénio, purificam a água, são importantes na diminuição do ruído e na amenização da temperatura nas cidades, combatendo as ondas de calor e as alterações climáticas e são, também, um habitat crucial para a preservação da biodiversidade.
Assim, o Roteiro das Árvores de Interesse Público tem como principal objetivo dar a conhecer as árvores classificadas do território da freguesia e, simultaneamente, convidar a população para um agradável passeio, descobrindo árvores que, pela sua representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural ou enquadramento paisagístico, são protegidas por lei. Para dar a conhecer este Roteiro, está prevista, no dia 30 de março, entre as 10h e as 12h, a realização de uma caminhada, guiada pela engenheira florestal Paula Morgado, que dará a conhecer as características e o historial destas árvores.
O Roteiro será materializado por um suporte em papel disponível nos diversos pontos de acolhimento ao público da Freguesia ou através do guia virtual presente no site da União das Freguesias de Setúbal. Cada árvore estará assinalada com uma placa identificativa.
Para os mais pequenos, estão já agendadas as oficinas temáticas que se estenderão até final de maio de “Bolas de sementes”, onde poderão criar bolas de barro com sementes para levar para casa e semear na natureza, e as oficinas "A minha árvore de estimação", que pretendem dar a conhecer às crianças as árvores que se encontram no espaço escolar, promovendo um envolvimento mais profundo dos alunos na sua proteção e preservação.
Dia 22 de março será também o Dia Mundial da água, tema que a U.F.S. tem abordado através de campanhas digitais de sensibilização. Por esta ocasião serão também efetuadas nas escolas as oficinas “Vamos parar a poluição marinha – plásticos fora dos mares e dos rios!”. Esta atividade visa sensibilizar para reduzir a poluição por plásticos e também o seu uso. De forma lúdica e acessível, pretende-se dar a conhecer aos alunos o caminho que percorre um pedaço de plástico abandonado, desde o momento em que não é colocado no sítio certo, até entrar, sob a forma de microplásticos, na cadeia alimentar e chegar aos nossos pratos.
A União das Freguesias de Setúbal tem vindo a pôr em prática uma política de acompanhamento e transição para práticas mais sustentáveis, assumindo um compromisso com a promoção da sustentabilidade ambiental e social.
ODS em destaque:
ODS 4 – educação de qualidade
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 13 – Ação Climática
ODS 15 – Vida Terrestre
Roteiro das Árvores de Interesse Público na UF de Setúbal (Mapa)
Roteiro das Árvores de Interesse Público na UF de Setúbal (Folheto)