II Ciclo de Conferências da Biodiversidade Celebra a Natureza e a Sustentabilidade

II Ciclo de Conferências da Biodiversidade celebra a Natureza e a Sustentabilidade

A União das Freguesias de Setúbal organiza, entre 18 de maio e 28 de junho, o II Ciclo de Conferências da Biodiversidade, um conjunto de eventos que visam sensibilizar para a importância da preservação do ambiente e a adoção de práticas sustentáveis. O ciclo de sessões engloba diversas atividades dirigidas a toda a família, assinalando datas relevantes como o Dia da Conservação das Plantas (18/05), o Dia Mundial da Abelha (20/05), o Dia Internacional da Biodiversidade (22/05), o Dia Mundial do Ambiente (5/06) e o Dia Nacional da Conservação da Natureza (28/07).

Celebrando a Diversidade Vegetal e Animal

O Ciclo “Conferências da Biodiversidade” inicia-se a 18 de maio com o "Workshop de Cianotipia - árvores e plantas" - um encontro entre arte, ciência e botânica, em colaboração com o Atelier 2 Pontos. No Dia da Conservação das Plantas, crianças e adultos poderão explorar esta técnica única de impressão fotográfica, capturando a singular beleza da flora urbana.

No dia 23 de maio, a Eng.ª Paula Morgado conduzirá uma sessão de jardinagem “A importâncias das abelhas – canteiro de aromáticas em casa” destacando a importância das abelhas e outros polinizadores para a saúde humana e do planeta. Através de atividades interativas, os participantes aprenderão a criar canteiros de plantas aromáticas, contribuindo para proteger estes insetos essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas.

À descoberta da Natureza Urbana

No dia 25 de maio, usufrua de um passeio guiado à descoberta de algumas das árvores classificadas da União das Freguesias de Setúbal e da diversa flora urbana - “Passeio interpretativo – árvores classificadas e outra flora urbana”. É Uma oportunidade única para apreciar a beleza natural da cidade e aprender sobre a importância da preservação da biodiversidade local.
Construir um Futuro Sustentável

A oficina “Vamos construir hotéis para insetos”, em colaboração com o docente do Instituto Politécnico de Setúbal, José Sousa, agendada para 22 de junho, visa construir um abrigo para joaninhas, borboletas, abelhas ou besouros, insetos importantes para a polinização e o controlo natural de pragas. Uma ação prática que promove a sustentabilidade e a harmonia com o meio ambiente, assim como a proteção da biodiversidade local e do ecossistema como um todo.
Explorando Novos Horizontes Culinários

No dia 28 de julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza, a oficina de culinária "Plantas Alimentícias Não Convencionais e Usos Culinários", promovida pela Maria das Ervas, convidará os participantes a explorar novos sabores e texturas, utilizando plantas comestíveis que muitas vezes são subvalorizadas. Uma experiência gastronómica inovadora que promove a valorização da biodiversidade alimentar.

O Segundo Ciclo de Conferências da Biodiversidade demonstra o compromisso da União das Freguesias de Setúbal com a promoção da sustentabilidade, compromisso esse que se tem sido impulsionado ao longo dos anos, através da melhoria de práticas internas, do incremento das ações de educação ambiental com envolvimento das escolas, da progressiva erradicação de produtos químicos na deservagem do território, e de um calendário anual pontuado pelas diversas datas que permitem levar mais longe a consciencialização para a conservação da natureza e para a sustentabilidade.

Através de atividades diversificadas e acessíveis a toda a família, este Ciclo de Conferencias pretende despertar a curiosidade e oferecer novos conhecimentos para promover a proteção do meio ambiente e construir um futuro mais verde para todos.