Ações de desinfestação controlam pragas urbanas

A Câmara Municipal de Setúbal está a reforçar a desinfestação do espaço público, para controlo de pragas, em virtude do calor, com uma operação em todo o concelho, que se mantém até ao final do verão.

A ação, com especial incidência nos locais considerados problemáticos, designadamente no interior da rede de esgotos, pretende fazer face ao aumento de pragas urbanas durante os meses de maior calor, sobretudo de baratas.

O serviço de controlo de pragas, assegurado por duas equipas de uma empresa certificada, contratada pela Câmara Municipal de Setúbal, efetuou, nos primeiros cinco meses de 2024, um total de 419 desbaratizações, 86 desratizações e 5 desinsetizações de formigas e carraças, em 404 moradas de todo o concelho.

Há ainda a assinalar a destruição de 80 ninhos de vespa asiática para controlo desta espécie com riscos para a segurança pública.

A campanha de desinfestação promovida pela Câmara Municipal de Setúbal percorre de forma continuada todas as zonas do território municipal, com o objetivo de manter a população de ratos e baratas em números controlados.

Em matéria de arboricultura urbana, foram realizadas 1604 capturas de insetos invasores e efetuado o corte e remoção de 1114 ninhos de lagartas.

Ao longo desses seis meses foram igualmente efetuadas 1407 intervenções em palmeiras do concelho, com o objetivo de combater o escaravelho próprio desta árvore.

Todos os tratamentos são realizados de forma cuidadosa de modo a prevenir riscos para as pessoas, mas também para evitar que espécies de insetos, naturais e inócuos, sejam afetadas, em particular abelhas, joaninhas, entre outras, responsáveis pelo equilíbrio dos ecossistemas urbanos e rurais.

A Câmara Municipal de Setúbal adverte que a desinfestação na rede de coletores aumenta a tendência natural que os organismos têm para a sair dos locais de refúgio, o que pode condicionar o avistamento de um maior número de baratas nos dias subsequentes a uma intervenção, mas que acabam por morrer devido à atuação prolongada das substâncias químicas aplicadas.

Entre as maiores causas para uma maior concentração de pragas estão o aumento das temperaturas associado a alterações climáticas e a abundância de matéria orgânica (alimento).

Além das ações planificadas, a Câmara Municipal de Setúbal efetua monitorizações periódicas nos locais e adapta o planeamento das desratizações e desbaratizações também em função de comunicações feitas pelos munícipes.

Não sendo possível erradicar definitivamente a presença de espécies infestantes, a Câmara Municipal apela à população que adote comportamentos que minimizem as propagações, nomeadamente a deposição de resíduos nos contentores e a gestão de pragas nas próprias habitações e quintais.

As boas práticas dos cidadãos ajudam a reduzir a resistência das pragas e previnem a existência de focos de reinfestação para os coletores e outros espaços públicos.

Tags :