Seniores e Juventude Consciente(mente) unida na UF Setúbal

Mais de setenta jovens participaram, a título voluntário, entre 17 de junho e 5 de julho, na 4.ª edição de Consciente(mente), com a realização de um conjunto de ações ambientais e de reabilitação e embelezamento em todo o concelho de Setúbal.

Paredes, muros e bancos pintados, trabalhos de limpeza, manutenção de parques de lazer, pequenas reparações em equipamentos públicos e ações de sensibilização ambiental foram algumas das tarefas executadas nas cinco freguesias do concelho, no âmbito do projeto de voluntariado inédito que visa promover a defesa do meio ambiente.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, contou, nesta edição, com a participação de um total de 72 jovens voluntários, mais 39 do que no ano passado.

Na União das Freguesias de Setúbal, foi intervencionada parte do Parque de Vanicelos, com a pintura de estruturas do jardim, como o polidesportivo e muretes.

A União das Freguesias contribuiu com a aquisição dos materiais necessários à realização dos melhoramentos e solicitou a ajuda dos seniores do Centro Comunitário que prepararam um lanche para os voluntários e colaboraram nas tarefas.

Foi ainda realizado um passeio de caiaque entre o Parque Urbano de Albarquel e a Praia de Albarquel, com vista à recolha de resíduos no rio e na praia e à sensibilização de banhistas para a adoção de comportamentos amigos do ambiente.

No final, foram ainda dinamizadas várias apresentações em áreas diversas como sustentabilidade, ecologia e ambiente para idosos daquele território.