UFS celebra natureza com atelier de plantas não convencionais

O dia nacional da conservação da natureza, 28 de julho, foi o mote para conhecer mais sobre as plantas alimentares não convencionais - PANC - e os seus usos culinários. A Maria das Ervas partilhou o seu conhecimento com todos os participantes e cozinhou apetitosos pastéis e bolachinhas, um risoto cremoso e uma colorida e deliciosa salada usando ingredientes saudáveis e plantas pouco comuns, consideradas por alguns como infestantes e daninhas, mas que comportam elevado valor nutricional. São excelentes para variar a alimentação e torná-la mais saudável e, ao mesmo tempo, se promover uma agricultura mais sustentável.

Alfavaca da cobra, serralha, dente-de-leão, folhas de batata-doce e de capuchinha, ora-pro-nobéis, acelgas e flores comestíveis foram as rainhas deste atelier saudável e saboroso que encerra, com chave de ouro, o segundo Ciclo de Conferencias da Biodiversidade da União das Freguesias de Setúbal.