Foi neste dia, há 44 anos, que se criou a Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES), através da publicação do Decreto-Lei Nº430/80, com o intuito de se “iniciar uma gestão racional do estuário” e de se defender o “seu elevado valor ecológico, científico e económico”.
O Estuário do Sado alberga as pradarias marinhas, ecossistemas fundamentais para a vida no planeta, que constituem importantes zonas de reprodução e alimentação para inúmeras espécies e é, também, a casa da única população residente de roazes corvineiros em Portugal, o símbolo desta área protegida.
Mais de 4 décadas passadas, mantém-se a necessidade de proteger, conservar, recuperar e regenerar os ecossistemas e a biodiversidade na Reserva Natural do Estuário do Sado.
Assim, aproveitemos este dia de reflexão para interiorizar a importância de se respeitar a natureza e os seus recursos, de se trabalhar o quotidianamente por um futuro mais sustentável dos territórios e de, hoje, centrar essa reflexão na bela Reserva Natural do Estuário do Sado.