Kirk não apanhou União das Freguesias de Setúbal desprevenida

Tempestade Kirk não apanhou União das Freguesias de Setúbal desprevenida

Face à chegada do mau tempo e às eventuais tempestades como a que hoje se abateu sobre a cidade, a União das Freguesias de Setúbal intensificou as suas ações de prevenção e preparação.

As equipas de trabalhadores operacionais da Freguesia estiveram no terreno, realizando uma série de intervenções destinadas a minimizar o impacto das fortes precipitações e ventos fortes.

Sob a liderança do Presidente Rui Canas e a coordenação de Nuno Folques, foram ativados todos os recursos para garantir a segurança dos fregueses. As equipas têm-se concentrado no desentupimento de sumidouros e na limpeza de escoamentos de águas pluviais do espaço público, ações essenciais para evitar inundações e assegurar que a água da chuva seja devidamente escoada, reduzindo, assim, o risco de cheias.

Outra tarefa importante passa pelos pequenos cortes de troncos e ramos em áreas vulneráveis. A intervenção pretende evitar que árvores caídas bloqueiem vias de acesso ou causem danos. Além disso, foi também alertada a Unidade Local de Proteção Civil que mantém uma monitorização contínua dos pontos críticos e está preparada para agir rapidamente em caso de necessidade.

A intervenção desta Unidade abrange ainda medidas de sensibilização da população para que mantenha limpos terrenos e escoamentos, nomeadamente na área rural da Freguesia. A ULPC tem em vista, a médio prazo, alargar a sua rede de agentes de ligação e reforçar a formação das suas equipas operacionais, bem como envolver voluntários locais.

Com o aumento de eventos meteorológicos adversos tais como a tempestade Kirk, a ULPC, em articulação com todos os organismos envolvidos, mantém o enfoque na prevenção, um dos pilares fundamentais da sua atuação, reforçando a capacidade de resposta perante o imprevisto.

A União das Freguesias de Setúbal lembra ainda que todos podem contribuir para o bom funcionamento do espaço público. Caso os munícipes detectem alguma anomalia na via pública, podem reportá-la através da plataforma de ocorrências em: https://www.uf-setubal.pt/junta/ocorrencias.