A Câmara Municipal de Setúbal está a instalar mais de uma dezena de contentores semienterrados em vários locais do concelho, o que se traduz numa maior capacidade de deposição de resíduos indiferenciados e em mais qualidade urbana.
Desde o início do ano já foram instalados seis novos contentores semienterrados na Avenida D. Pedro V e Quinta do Quadrado. Durante o primeiro semestre de 2022, serão colocadas mais sete unidades.
A operação permite a substituição dos antigos contentores convencionais de superfície por equipamentos mais funcionais e com melhor capacidade de integração na malha urbana, os quais possibilitam o melhoramento das condições de higiene urbana.
Os contentores subterrâneos, fabricados em polietileno de alta densidade, apresentam uma capacidade de armazenamento para resíduos de cinco metros cúbicos cada, ou seja, cinco mil litros, quando o volume unitário de um contentor convencional é de apenas oitocentos litros.
Por se tratar de equipamentos instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, o que se traduz em benefícios para o espaço público.
Foto: CM Setúbal