UFS instala redutores de caudal e reduz consumo de água em 50%

UFS instala redutores de caudal e reduz consumo de água em 50%

A União das Freguesias de Setúbal (UFS) assinala o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a instalação de redutores de caudal em todos os chuveiros e torneiras das suas instalações.

Esta ação concreta de combate ao desperdício de água, que visa poupar recursos e proteger o ambiente e os ecossistemas, permitirá reduzir em cerca de 50% o consumo de água nas instalações da UFS, sem alterar o conforto dos trabalhadores. Está em linha com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o Objetivo 6 que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.

Sabia que a água é um recurso estratégico para a humanidade que, além de manter a vida no planeta Terra, permite sustentar a biodiversidade, a produção de alimentos e ser o suporte de todos os ciclos naturais, com uma extrema importância ecológica, económica e social?

Quase 3 décadas após a instituição do Dia Mundial da Água pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país enfrenta uma situação de seca sem precedentes, fruto do agravamento do fenómeno das alterações climáticas, da escassa precipitação e da exploração desregrada dos recursos. Uma situação ainda mais preocupante pelo facto de não termos chegado, ainda, ao Verão, o que torna imprescindível o empenho de todos na tomada de medidas concretas para poupar água.

Sabia que, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em 2018, cada português consumiu 122 litros de água potável por dia? Um número muito acima das suas necessidades diárias que, de acordo com a ONU, se situam na ordem dos 110 litros de água diários.

Depois da instalação de lâmpadas LED, da implementação da recolha seletiva nas instalações e da realização de campanhas internas para redução do consumo de papel e outros recursos associados, a UFS dá um novo passo em direção à sustentabilidade com a instalação de redutores de caudal em todas as torneiras.

Além de se constituir como exemplo de sustentabilidade ao reduzir o consumo de água em cerca de 50%, a UFS pretende mobilizar e sensibilizar toda a comunidade para a necessidade da adoção de hábitos de poupança pois, neste desígnio ambiental de importância fulcral à vida no Planeta, estamos todos juntos - Poupe água, água é vida!