O município de Setúbal foi distinguido pelo sexto ano consecutivo com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa pelas boas práticas ambientais desenvolvidas no concelho.
A Bandeira Verde, símbolo de boas práticas de políticas e ações de educação para a sustentabilidade, foi entregue ontem ao município, representado pela chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho, numa cerimónia realizada em Valongo.
Na candidatura apresentada em 2022 ao galardão ECOXXI, a Câmara Municipal de Setúbal obteve uma pontuação final de 63,4 por cento nos critérios definidos e avaliados anualmente por uma comissão nacional da Associação Bandeira Azul da Europa.
A componente de educação ambiental, para a qual contribuiu fortemente o trabalho desenvolvido pelas 24 eco-escolas do concelho, é um dos indicadores mais representativos da candidatura de Setúbal, que também se destacou pela positiva no indicador “Qualidade de ambiente sonoro”, no qual a generalidade dos municípios registou a pior classificação.
O indicador relativo à transparência, digitalização e conectividade teve especial destaque na edição deste ano do ECOXXI, registando em termos médios a pontuação mais elevada na generalidade dos municípios.
Em 2022, candidataram-se ao galardão ECOXXI um total de 59 municípios, naquela que foi uma das maiores participações registadas ao longo das 16 edições deste programa para a educação ambiental, tendo sido atribuídas 54 bandeiras verdes.