Setúbal é Mar

A relação com o mar determinou a razão da fixação ancestral de comunidades humanas nas margens do Sado, que originaram a cidade de Setúbal. A baía de Setúbal, envolvida pelo estuário do Sado e pela Arrábida, é um porto de abrigo que soube acolher povos de muitas latitudes, seduzidos pelas extraordinárias condições naturais que este território oferece, desde a biodiversidade na fauna e na flora, ao clima, à paisagem natural. As atividades ligadas ao mar, em especial a pesca, garantem, há mais de dois mil anos, a subsistência e a economia da Cidade, e marcam a sua vida quotidiana e as suas práticas sociais e culturais.

Setúbal é filha do rio e do mar. O desenvolvimento contemporâneo da cidade trouxe a industrialização e a terciarização, mas a economia do mar continua a marcar o presente e o futuro deste território, assim como a sua identidade, o património construído e o património imaterial, feito da memória coletiva do seu povo.

Com o objetivo de valorizar esta realidade, divulgar as suas distintas dimensões junto da população, e preservar os elementos patrimoniais coletivos, a União das Freguesias de Setúbal criou o projeto “Setúbal é Mar”, que trata simultaneamente da difusão do património cultural e natural do seu território junto dos distintos públicos, bem como procura projetar no futuro da Cidade estes elementos indispensáveis à vida e ao desenvolvimento sustentável da nossa comunidade.

Lançamos uma nova atividade, juntando-se a muitas outras do plano de ação, com a criação de uma rubrica quinzenal, com publicação ao Domingo nos canais da Junta de Freguesia, intitulada “Fauna e Flora do Estuário do Sado”, dedicada à biodiversidade desta área protegida.