A Arméria-do-sado (Armeria rouyana)

A Arméria-do-sado (Armeria rouyana)

A Arméria-do-sado (Armeria rouyana) é uma planta muitíssimo especial e carismática: ocorre apenas em Portugal, numa estreita faixa junto ao litoral, desde a região costeira a sul do Tejo até próximo do Rio Mira, e em mais nenhum lugar do mundo! E nós temos a sorte gigante de a poder ver na envolvente do Estuário do Sado, onde existe uma das suas maiores populações.

É uma planta vivaz de pequeno porte, com folhas longas e estreitas que crescem a partir do centro. Pertence ao tipo “caméfito”, a designação botânica dada a plantas de pequeno porte, perenes, cujas gemas de renovo, ou seja, os seus rebentos, se situam a menos de 25 cm da superfície do solo.

Mas esta espécie tão importante está a sofrer um declínio preocupante devido à redução do seu habitat e à competição com espécies exóticas invasoras. Encontra-se na categoria de risco “quase ameaçada”, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O que é que isto significa? Significa que é provável que, num futuro, lhe venha a ser atribuída uma categoria de ameaça. E isso é extremamente preocupante…e de evitar!

Está, também, listada como espécie prioritária no Anexo II da Diretiva Habitats e no Apêndice I da Convenção sobre a Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa (Convenção de Berna). É legalmente protegida em Portugal. 

Quando vires a bonita flor da arméria-do-sado, que surge entre abril e junho, flores que aparecem em hastes finas e retas e que formam grupos de pequenas flores rosa, brancas ou roxas em forma de sino, NÃO A COLHAS. É que, ao colher as flores, estás a impedir a planta de largar as suas sementes e de se reproduzir, aumentando a ameaça de desaparecimento que já pesa sobre ela.

Mais uma curiosidade: a arméria-do-sado foi eleita a Planta do Ano 2023 em Portugal, numa votação organizada pela Sociedade Portuguesa de Botânica, o que atesta a importância fundamental da sua conservação.

Arméria-do-sado, uma carismática planta, única no mundo e que temos a sorte de poder ver na nossa região, que precisa de proteção. Envia-nos fotos da arméria-do-sado, assim como as localizações, e publicaremos brevemente nas redes sociais da União das Freguesias de Setúbal. Vamos proteger a arméria-do sado!

Bibliografia

https://spea.pt/ja-viu-esta-planta-noutro-lado-visita-qr-code-lagoa-pequena/
https://www.wilder.pt/naturalistas/o-que-queremos-ver-em-flor-armeria-do-sado/
https://flora-on.pt/?q=Armeria+rouyana
https://www.wilder.pt/historias/armeria-do-sado-eleita-a-planta-do-ano-2023-em-portugal/
https://revistajardins.pt/a-importancia-da-conservacao-de-especies-face-a-perda-de-biodiversidade/