O Roaz-corvineiro (Tursiops truncatus)

O Roaz-corvineiro (Tursiops truncatus)

O Roaz-corvineiro, ou roaz do Sado, é um mamífero que pertence à família Delphinidae. É uma espécie de distribuição mundial que pode ser encontrada em águas oceânicas e costeiras das regiões temperadas e tropicais. Em Portugal Continental, o roaz pode ser avistado por toda a costa nacional.

O Estuário do Sado alberga uma população de cerca de 30 roazes. Esta é uma das 3 únicas comunidades sedentárias em toda a Europa. Apesar da sua situação estável, esta comunidade não deixa de estar sujeita a perigos, como o ruído, a degradação da qualidade da água, o tráfego marítimo ou a pesca ilegal.

Qual a origem do nome “roaz”?

A origem da palavra “roaz” é incerta. Há quem diga que tem origem nos seus hábitos alimentares pois provém do hábito de roer as redes dos pescadores com o propósito de lhes roubar o peixe. Outros referem que tem origem no latim "delphinus rostratus", que significa "golfinho com focinho".

De que se alimentam os roazes corvineiros do Sado?

Os roazes alimentam-se de uma grande variedade de peixes (tainhas, carapaus, sardinhas, anchovas, enguias, etc.), cefalópodes (chocos e lulas) e alguns crustáceos. Sobem o estuário até à zona dos esteiros e sapais em busca dos cerca de 20Kg de alimento que os adultos precisam de ingerir por dia.

Como comunicam?

Os golfinhos são considerados dos animais mais inteligentes do Planeta e prova disso é a forma como comunicam, utilizando sons e linguagem corporal, como os saltos na água. Os golfinhos não têm cordas vocais mas conseguem produzir uma grande quantidade de sons diferentes, como cliques e assobios. Os chamamentos e os assobios servem para transmitir informações, como por exemplo, quem está presente, onde e quando. Além disso, cada golfinho desenvolve o seu som caraterístico nos primeiros anos de vida, sendo que cada indivíduo produz um som único que serve como identificação.

As crias

Assim que nascem, após uma gestação de 12 meses, as crias não sabem nadar, pelo que a mãe empurra a cria para a superfície para que ela possa respirar. O leite, rico em gordura e proteínas, é lançado em esguicho para a boca da cria, que não pode mamar porque não tem lábios. Ela é alimentada até aos 12-18 meses de idade e mantém-se junto da progenitora até aos 4-5 anos. A ligação entre a mãe e a cria é extremamente forte.

Algumas curiosidades

Sabias que, como todos os golfinhos, o Roaz-Corvineiro não possui olfato?
Sabias que os golfinhos dormem com um olho aberto, para se manterem em alerta?
Sabias que o golfinho é capaz de mergulhar até 300 m de profundidade?
Sabias que os roazes do Sado têm nomes e se reconhecem, entre outras características, pelo recorte da barbatana dorsal? Estrela, Luz, Azul e Bisnau são alguns desses nomes.
Sabias que o roaz está protegido por legislação internacional, comunitária e nacional?

Para saber mais

Para aprenderes mais sobre esta espécie fantástica, visita o Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía, criado com o objetivo de valorizar e difundir o conhecimento sobre a comunidade de golfinhos sadina. Consulta também o Catálogo de Identificação dos roazes do Sado, publicado pelo ICNF em 2021, através do link https://www.icnf.pt/api/file/doc/33df66477b47a782

Um desafio

Envia-nos um desenho de um golfinho, com a tua identificação e idade, e partilharemos a tua obra de arte na próxima publicação “Setúbal é Mar” (através do mail…).

Por fim…

Terminamos o primeiro post da nova rubrica da UFS, “Setúbal é Mar”, com um apelo à proteção do Estuário do Sado, por medidas de conservação deste habitat único e pela minimização da poluição, tudo em prol do crescimento da comunidade residente do Sado e em defesa da biodiversidade deste ecossistema único. Se queres proteger o roaz corvineiro e as outras espécies do Sado, certifica te que não poluis e que respeitas os seus habitats.

Bibliografia

https://loja.ibrath.com/blogs/roaz/roaz-110835
https://www.mun-setubal.pt/golfinhos-do-sado/
https://www.ascobans.org/sites/default/files/publication/CMS_DolphinManual_Portuguese_1.pdf
https://discover.pt/curiosidades-sobre-os-golfinhos/
https://golfinhos.net/portal/especies/familia-dos-golfinhos/roaz-corvineiro
https://www.icnf.pt/conservacao/especies/mamiferos/cetaceos/roaz
https://futurismo.pt/pt/blog/como-e-que-as-baleias-e-os-golfinhos-comunicam-abordagem-cientifica/#Postures