Exposição de fotografia aborda a crise dos refugiados

Exposição de fotografia aborda a crise dos refugiados

No passado dia 13 de janeiro inaugurou na Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais da União das Freguesias de Setúbal, uma exposição fotográfica de Joana Bom, que apresenta um olhar sobre o fluxo de refugiados que, vindos de países e zonas de conflito, tentam chegar à Europa em busca de paz e de condições condignas para viver. Segundo a fotógrafa, estas pessoas “encontram uma Europa fechada e militarizada, hostil à sua chegada”. Joana Bom acompanhou o percurso de refugiados na Grécia e na Macedónia e os campos de refugiados onde são instalados.

Para ela “Este trabalho visa mostrar o corpo que compõe este fluxo migratório, entre o qual muitas mulheres e crianças, assim como confrontar a vulnerabilidade em que se encontram com os sorrisos de esperança de quem tanto caminhou para aqui chegar.”

A crise dos refugiados deixou de ter a atenção dos media, mas não desapareceu. Os campos, os refugiados, a sua evasão das regiões onde a guerra e a fome marcam o quotidiano para uma Europa que se afigura como uma réstia de esperança, continuam a ser uma realidade, mesmo que não chegue aos telejornais. A exposição estará patente até ao dia 12 de fevereiro, na Escola Conde de Ferreira, na Av. Luísa Todi.

O ato inaugural contou com um espetáculo por Et Toi Michel, projeto do músico setubalense João Mota.