A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a atribuição de apoios financeiros no valor global de perto de 150 mil euros à atividade de três companhias de teatro do concelho.
O Teatro Estúdio Fontenova recebe um montante de 90 mil euros, sendo que 45 mil são para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro e os outros 45 mil, pagos em 12 tranches mensais, para atividades de caráter regular.
A atribuição deste último apoio obriga o Teatro Estúdio Fontenova a participar no programa anual de comemoração do Dia Mundial do Teatro, em parceria com a autarquia, destinado à comunidade do concelho e a visitantes.
Já o TAS – Teatro Animação de Setúbal recebe 80 mil euros para apoio à atividade regular, designadamente apoio à estrutura e atividades complementares, criação e produção artística e serviço educativo nas escolas do concelho.
O subsídio para o TAS em 2023, a conceder em 12 tranches mensais, é entregue mediante um conjunto de contrapartidas, como a realização de oito espetáculos/animações teatrais integrados em programas municipais.
A companhia compromete-se ainda a participar, em parceria com a autarquia, na realização de 20 sessões de espetáculos destinados a crianças do 1.º ciclo do ensino básico e no programa municipal de comemoração do Dia Mundial do Teatro.
No âmbito do protocolo de colaboração, a companhia cénica setubalense deve também concretizar pelo menos duas produções integradas na programação anual da companhia.
Outra companhia a receber apoio financeiro da autarquia por protocolos de colaboração é o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, que conta com um montante de 24 mil euros.
Metade da verba destina-se a apoiar a realização da Bienal Internacional de Teatro e Artes Performativas para toda a Família.
Os restantes 12 mil euros vão ser utilizados para suportar os custos inerentes às produções teatrais e outras atividades regulares.