União das Freguesias reforça apoios ao Movimento Associativo

No dia 30 de março, no auditório do Mercado do Livramento, a União das Freguesias de Setúbal marcou encontro com o Movimento Associativo para a assinatura dos Acordos de Parceria para o ano de 2023.

A quantia de 50 mil euros em apoios financeiros e um valor de aproximadamente 100 mil euros em apoios logísticos e mão-de-obra são o compromisso da Junta de Freguesia para, em 2023, apoiar e incrementar a atividade associativa e garantir Cultura, Desporto e Apoio Social à população da União das Freguesias de Setúbal.

O aumento significativo do montante alocado ao Movimento Associativo, aumento que se vem verificando a cada ano, é justificado pelo alargamento e qualificação da oferta do movimento associativo e pelo aumento do apoio social prestado à população.

Também o contexto socioeconómico e o reforço da coesão social foram critérios fundamentais, nomeadamente no papel desempenhado durante e após a pandemia e na mitigação da crise que o país atravessa atualmente.

Na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia, Rui Canas, realçou a importância do trabalho desenvolvido pelo movimento associativo para a comunidade e para o território onde se insere. Foi também reforçada a importância de fortalecer o trabalho articulado e em rede. Segundo o presidente da Junta, estas razões têm justificado o esforço financeiro e logístico que, ano após ano, a União das Freguesias de Setúbal tem ampliado no apoio ao trabalho do movimento associativo, pois apoiar a atividade e a capacitação das associações, clubes, estruturas culturais e instituições sociais representa um investimento significativo a favor da comunidade e da população da União das Freguesias de Setúbal. O Movimento Associativo cumpre importantes funções sociais, substituindo-se ao Estado, e pela sua ação voluntária e benévola garante à população apoio social, acesso à prática desportivas e à criação e fruição culturais.

Este encontro serviu também para abordar outros projetos a decorrer este ano, tais como a Fest’Asso, a Unidade Local de Proteção Civil e a Mostra das Tradições Marítimas.

Este foi um momento particularmente importante na vida da União das Freguesias de Setúbal, uma vez que este conjunto de apoios estruturais da Junta de Freguesia reforça as condições para um território socialmente mais coeso, mais dinâmico e com maior qualidade de vida.