União das Freguesias apoia Jovens Cantores de Ópera

A União das Freguesias de Setúbal apoia em exclusivo o "Concurso Setúbal Voz para Jovens Cantores de Ópera 2023", iniciativa da Associação Setúbal Voz que pretende promover o canto lírico e valorizar a formação em canto e os jovens talentos de ópera. A Junta de Freguesia, que se orgulha de ser o berço da mais famosa cantora lírica portuguesa, Luísa Aguiar Todi, cujo nome se perpetua, não só na toponímia da Cidade, mas através da atividade cultural e da criação artística, em especial do canto, considera importante a valorização e o estímulo à formação, pelo que este apoio decorre naturalmente dum caminho de parceria que vem sendo percorrido pela Junta de Freguesia e pela Associação Setúbal Voz.

Neste sentido, o presente apoio complementa outros, como a cedência das instalações que possibilitam o funcionamento do Ateliê de Ópera de Setúbal, que assegura a formação em canto, na Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais, e o desafio lançado em 2021 ao Setúbal Voz, e prontamente acolhido, para o projeto "47 Bandeiras de Liberdade".

O Concurso Setúbal Voz para Jovens Cantores de Ópera terá as provas eliminatórias no próximo dia 16 de abril, Domingo, às 16h00, na Escola Conde de Ferreira, na Av. Luísa Todi, com entrada livre. A final realizar-se-á no mesmo local no dia 30 de abril. No dia 6 de maio, na Igreja do Convento de Jesus, decorre um recital de laureados.

Os concorrentes são nascidos entre 1 janeiro de 1997 e 31 dezembro de 2009. Obrigatoriamente, nos termos do regulamento do concurso, interpretam uma peça portuguesa (ária ou canção) e uma ária de ópera, de escolha livre. Em ambas as peças os autores da música e da letra têm de ter falecido antes de 1950.