Ontem, dia 31 de maio, em celebração ao Dia Nacional do Pescador, autoridades locais e representantes da comunidade marítima de Setúbal reuniram-se no Monumento aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos no Mar, no Cemitério da Piedade. O evento contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, do Vereador Pedro Pina em representação da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Miguel Matos em representação da Junta de Freguesia de São Sebastião, o Capitão do Porto de Setúbal, o Diretor da Doca Pesca, o Presidente da Setúbal Pescas, além de vários representantes dos Círios religiosos e o Padre Casimiro Henriques, da Paróquia de São Sebastião. As comemorações tiveram como objetivo honrar a memória dos pescadores desaparecidos no exercício deste nobre ofício e, ao mesmo tempo, frisar a importância da pesca tradicional para o desenvolvimento local e para a transição ecológica.
A pesca é uma atividade intrinsecamente ligada à história e identidade de Setúbal, sustentando comunidades inteiras ao longo dos anos. A comemoração do Dia Nacional do Pescador busca não apenas preservar a memória daqueles que perderam suas vidas no mar, mas também consciencializar sobre a importância de manter viva a tradição da pesca, tanto como fonte de sustento quanto como parte integrante do património cultural e ambiental da região.
As celebrações em homenagem aos pescadores e às tradições marítimas prosseguirão durante as próximas três semanas no Parque Urbano de Albarquel na Mostra das Tradições Marítimas cujo programa já foi divulgado. Hoje, A partir das 18h00, a Avenida José Mourinho será palco da inauguração da exposição "Famílias do Mar”, seguida da atuação do grupo “Cantares do Sado” às 18h30. A exposição busca retratar, por meio de fotografias e historial, a vida e o trabalho dos pescadores de Setúbal, destacando a sua coragem, dedicação e relação intrínseca com o mar. Através dessa iniciativa, a população e visitantes terão a oportunidade de conhecer e valorizar a herança marítima que moldou a cidade e seus habitantes ao longo dos tempos.