Ao longo destas três semanas, mais de três mil alunos provenientes do concelho de Setúbal participaram nas diferentes oficinas, tomando consciência quer do património natural marinho, quer da importância da valorização da pesca e da economia do mar, quer iniciando-se nas atividades náuticas.
Ao longo dos dias foram promovidas oficinas de Arte Xávega, largada de covos, entralhar e emalhar de redes, batismo de bote, descoberta e preservação do Parque Marinho Professor Luís Saldanha, canoagem, iniciação à vela, criação artística a partir de materiais reciclados, passeios no Sado na embarcação municipal “Maravilha do Sado”, ações de sensibilização para a segurança náutica e de sensibilização para o consumo de pescado.
Para além destas oficinas, esteve patente uma exposição de Apetrechos de Pesca, de trabalhos do Projeto Escola Azul, de Artesanato do Mar e das festividades e tradições marítimas.
Também os seniores marcaram presença no dia do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, com um divertido programa que incluiu desfile de fatos de banho vintage, aula de zumba e pintura de conchas.
Para além da comunidade educativa e dos grupos séniores, que participaram em ações específicas, milhares de setubalenses e visitantes passaram pelo Parque de Albarquel, preenchendo os 19 dias de oferta e de programação.
A tradição religiosa também fez parte do programa com a homenagem que assinala o Dia Nacional do Pescador no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos no Mar, no Cemitério de N.sa S.ra da Piedade, as Festividades do Senhor Jesus do Bonfim, e a missa de homenagem aos pescadores, na Igreja de São Sebastião.
De acordo com as tradições piscatórias, a Mostra foi também um ponto de encontro e de convívio entre as gentes do mar. Foram dezoito espetáculos diferentes, todos generosamente acompanhados por gastronomia com sabor a mar, confecionada pela Associação de Pesca Artesanal - Setúbal Pesca. Entre petiscos do mar, caldeiradas e o típico choco frito, todos os fins de tarde foram pontuados pela música de projetos de vários horizontes.
O último dia foi marcado pela 5.ª Corrida de Botes e pelo Almoço da Comunidade Piscatória. Na cerimónia de encerramento ficou a promessa de dar continuidade a este certame, que tem vindo a ganhar preponderância no quadro das festividades da cidade de Setúbal.