Fest’Asso 2023 superou todas as edições anteriores

Fest’Asso 2023 bate todos os recordes

A Fest'Asso, festa da União das Freguesias de Setúbal e do seu Movimento Associativo, realizou-se entre os dias 24 de junho e 9 de julho no Largo José Afonso, preenchendo as noites com animação, cultura, gastronomia e artesanato e superou todos os bons resultados das edições anteriores. Estiveram presentes mais associações – 17, teve lugar maior número de espetáculos – 24, aumentou o número de artesãos e comerciantes, e o evento registou a maior afluência de público de sempre, ultrapassando largamente a meia centena de milhar de pessoas.

O evento carateriza-se por um ambiente familiar e seguro, onde o salutar convívio e encontro de gente de diferentes gerações prevalece, bem no espírito que a forte presença do movimento associativo favorece.

A enorme afluência de público confirma a Fest’Asso como um momento alto no programa de festividades estivais da cidade. Diariamente milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade de experimentar os muitos petiscos confecionados no local pelas associações e assistir aos espetáculos, com um rico e diversificado programa que se estendeu desde a música tradicional portuguesa à música popular, ao rock, ao fado, ao samba e à bossa nova, ao funk, ao reggae, que trouxe artistas incontornáveis e deu a conhecer novos projetos musicais, tendo passado pelo palco da Fest’Asso dezenas de músicos e 24 espetáculos, que encheram o recinto na esmagadora maioria dos dias.

Dada a sua excelente combinação entre cultura, associativismo e gastronomia, passando pela área de animação infantil, onde os mais pequenos puderam divertir-se, bem como uma mostra de artesanato e produtos tradicionais, este evento de cariz familiar reuniu as condições necessárias para agradar a todos os que optaram por refrescar as suas noites de verão no coração da cidade.

É de salientar que a Fest’Asso é dinamizada com os objetivos de realizar as festas populares da União das Freguesias de Setúbal – para a sua população e para todos os que nos visitam – e para valorizar e apoiar o movimento associativo deste território que na Fest’Asso dá a conhecer a sua atividade e através das tasquinhas gastronómicas obtém receitas para financiar as suas atividades e projetos ao longo do ano.

Nesta edição da Fest’Asso participaram as seguintes associações: Clube Naval Setubalense, Associação de Moradores do Bairro do Casal das Figueiras, Ídolos do Chinquilho da Anunciada, Moto Clube de Setúbal, Academia de Rugby Club de Setúbal, Associação VIII Exército, Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, Clube Recreativo Palhavã, Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Agrupamento de Escuteiros 484 – Anunciada, Agrupamento de Escuteiros 1118 – S. Paulo, União Desportiva para a Inclusão – APPACDM, Coral Infantil de Setúbal, Fundo Social Cultural e Desportivo do Pessoal da CBSS, Clube Desportivo e Recreativo “Águias de São Gabriel”, ARTISET – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal.

O programa cultural da Fest’Asso 2023, amplamente elogiado, ofereceu a todos os visitantes espetáculos inesquecíveis com os artistas:Sebastião Antunes e Quadrilha, Grupo Ousadia, Jorge Nice, The Old Brand, The Bossa Alibi, Zé Zambujo & Pedro Carvalho, Miguel Azevedo, Toy, Eterna Galé, Susana Martins, André Patrão, Pink Floyd Club Band, The Bitols, Clemente, João Carlos, Conrad Harvey, The Discoviking, Helder Cardoso, ONE VISION - Tributo a Queen, Jorge Crispim, Os Alcorrazes, Guilty’s, Trigalada, DJ Monchique, Grupo de Cavaquinhos do CIS.

O elevado sucesso da Fest’Asso 2023 deveu-se ao empenho de todos os participantes – associações, comerciantes e artesãos, artistas e público.

A União das Freguesias de Setúbal deseja ainda expressar publicamente um profundo agradecimento às entidades que apoiaram o evento – Câmara Municipal de Setúbal, Secil, Sociedade Central de Cervejas, Santogal – e aos trabalhadores da Junta de Freguesia que construíram e asseguraram o funcionamento da festa.

A União das Freguesias de Setúbal garante, desde já, a realização da Fest’Asso em 2024, como grande evento da cultura de Setúbal, da valorização das suas tradições e do seu movimento associativo e que contribui para a dinamização e para o enriquecimento sociocultural da Cidade.