1.º Concurso de Poesia "Jovens Poetas" - Maria Adelaide Rosado Pinto

A Casa da Poesia de Setúbal entregou, no passado dia 30 de Junho, os prémios da primeira edição do concurso "Jovens Poetas" em homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto. A cerimónia ocorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e o concurso teve os objetivos de promover a criatividade poética das novas gerações e divulgar a obra da poetisa e musicóloga nascida em Setúbal.

Alexandrina Pereira, poetisa e presidente da Casa da Poesia de Setúbal, agradeceu a participação dos 31 jovens concorrentes, destacando a importância da poesia no dia em que de Maria Adelaide Rosado Pinto completaria 110 anos. A dirigente agradeceu também à família e ao Dr. Eduardo Rosado Pinto, sobrinho da ilustre poetisa e compositora, por confiar na Casa da Poesia para este projeto e por ser patrono do concurso.

O concurso resulta do esforço da Casa da Poesia de Setúbal, a que se somou a parceria da União das Freguesias de Setúbal, que ofereceu um livro de poesia a cada participante bem como os diplomas e certificados, a Câmara Municipal de Setúbal, que por sua vez, disponibilizou o espaço e lembranças aos vencedores, e ainda o Conservatório Regional de Música de Setúbal e a Academia de Música e Belas Artes, que proporcionaram momentos musicais.

O júri do concurso foi constituído pelo Prof. João Reis Ribeiro, da Casa da Poesia de Setúbal, a Prof.ª Dina Barco, também poetisa, que declamou os poemas vencedores, e o Dr. Nuno Marques, do Executivo da Junta da União das Freguesias de Setúbal com os pelouros da Cultura e do Associativismo.

Foi frisada a importância de continuar a estimular a criatividade bem como a participação, independentemente dos resultados.

O Dr. Nuno Marques, representando a União das Freguesias de Setúbal, mencionou que o concurso celebra o legado da família Rosado Pinto na poesia e música, além de estimular a escrita e o gosto pela poesia. Sublinhou ainda a qualidade dos poemas apresentados.

O Dr. Eduardo Rosado Pinto destacou a importância do legado de sua tia, recordando sua atividade, à frente do seu tempo.

A Vereadora Carla Guerreiro, da Câmara Municipal de Setúbal, ressaltou que Setúbal é uma cidade de poetas.

O concurso foi dividido em dois escalões: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos. Foram atribuídos três prémios em cada escalão, com valores entre 100€ e 250€. No primeiro escalão, os jovens premiados foram Catarina Isabel Hernandez Rafael em primeiro lugar, Tiago Lino Sedas em segundo lugar e Carolina Isabel Baptista em terceiro lugar. Foram concedidas menções honrosas a Lara de Jesus Gil e Ona Rueda Madeira.