A primeira edição das Festas do Montalvão, ocorrida entre os dias 14 e 17 de setembro no jardim dos Edifícios Montalvão, destacou-se pela elevada participação dos moradores e pelo convívio e animação entre todos os presentes.
Cultura, gastronomia e lazer uniram os moradores e comerciantes do Montalvão, a que se juntaram muitos familiares e amigos, para o primeiro evento do bairro.
No dia da inauguração, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, sublinhou que as Festas do Montalvão “têm por objetivos fortalecer a relação das pessoas com o território onde vivem ou trabalham, estreitar as relações de vizinhança entre moradores e a cooperação entre comerciantes. E ainda promover a descentralização da cultura, trazê-la aos bairros.” No dia da abertura estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que cumprimentou os comerciantes envolvidos e muitos moradores presentes, os membros do Executivo da Junta de Freguesia e o presidente da Assembleia de Freguesia.
À boa e variada gastronomia, somou-se um programa de espetáculos diversificado e de grande qualidade, um Torneio de Sueca, um espaço de animação infantil, um bar de cocktails e um bar de doces tradicionais.
Nesta ocasião, a Junta de Freguesia lançou, no Montalvão, a campanha Amo o Meu Bairro, que pretende reforçar a ligação das pessoas com o bairro onde vivem, para que cada um esteja mais sensibilizado para cuidar do espaço que é de todos. A primeira ação, que se junta à realização das festas, sensibiliza para a apanha dos dejetos caninos, essencial para manter o espaço público limpo. Outras ações de sensibilização se seguirão, neste firme objetivo de tornar todos os bairro da União das Freguesias de Setúbal em territórios cada vez mais cuidados.
Para melhorar as condições para a prática de jogos de cartas nas mesas instaladas no jardim dos Edifícios Montalvão, a Junta de Freguesia concebeu e colocou novos tabuleiros que servem de base para muitos jogos de mesa, designadamente xadrez, damas, dominó, cartas, entre outros.
No contexto da festa realizou-se o 1.º Torneio de Sueca, organizado em conjunto com os moradores, e que contou com a participação de 22 pessoas, em 11 equipas. Merece destaque, pela diversidade, a participação de uma equipa de jovens adolescentes e uma equipa exclusivamente feminina. O são convívio e o espírito de camaradagem marcaram o torneio, que decorreu ao longo dos quatro dias do evento. No final da tarde de Domingo, Nuno Marques, do Executivo da Junta de Freguesia, entregou as medalhas de participação com que a União das Freguesias de Setúbal fez questão de assinalar e agradecer a participação de todos. Foi também entregue um troféu, em duplicado, à equipa classificada no primeiro lugar.
Em jeito de balanço, segundo este membro do Executivo da Junta, “os objetivos desta primeira edição das Festas do Montalvão foram plenamente alcançados. A forte participação dos moradores do Montalvão, ao longo dos vários dias, e a satisfação e os agradecimentos que nos foram transmitindo, assim como o envolvimento e o empenho dos comerciantes na preparação e na realização da festa, e ainda o salutar ambiente de confraternização que marcou todo o evento, são indicadores de avaliação que nos animam muito. Outro aspeto muito importante para nós foi o escrupuloso cumprimento dos horários estabelecidos, porque estamos num bairro residencial e as pessoas necessitam de atividades sociais, mas é necessário respeitar os períodos de descanso e minimizar o ruído. Assim, na 6ª feira e no sábado a música terminou às 23h30, meia hora antes do encerramento do evento, e na véspera do feriado e no domingo terminou às 22h30”.
Quanto ao futuro, Nuno Marques adiantou que “não obstante o balanço muito positivo, há vários aspetos que queremos qualificar, que vamos registando ao longo do evento, e naturalmente que iremos auscultar os contributos dos comerciantes e dos moradores. Sem eles não há festa.”
O palco acolheu artistas reconhecidos: José Zambujo & Pedro Carvalho, Deolinda de Jesus, Tiago Correia e Yola Diniz acompanhados por Luís Ribeiro na guitarra portuguesa e Carlos Fonseca na viola de fado, Jorge Nice, e o grupo “Gatos no Telhado”, que proporcionaram serões memoráveis.
Este evento promovido pela União das Freguesias de Setúbal, em colaboração com o comércio e restauração dos Edifícios Montalvão e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, destacou-se ainda pela constante participação de pessoas de diversas gerações, confirmando os objetivos de ser uma festa para todas as idades.
A todos os que se envolveram na organização ou apoiaram a realização das Festas do Montalvão e a todos os que participaram, fazendo a festa acontecer e garantindo o seu sucesso, a União das Freguesias de Setúbal expressa um sincero agradecimento.