A União das Freguesias de Setúbal dedicou a programação da Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais ao tema da Paz, reconhecendo e afirmando que a paz é uma necessidade para a vida humana.
Graças a este alargado programa, centenas de pessoas tomaram contacto com a temática e exploraram a Escola Conde de Ferreira, equipamento situado na Avenida Luísa Todi e recentemente reaberto ao público.
O programa foi composto por vários acontecimentos que marcaram todo o mês, nomeadamente uma exposição intitulada “A hora de luz na prisão” do fotógrafo José Farinha, sobre as condições de vida na Cisjordânia.
Em parceria com a Casa da Poesia de Setúbal, houve também espaço para uma tertúlia poética que ocupou o pátio do equipamento numa tarde ensolarada, e onde todos os participantes tiveram a oportunidade de declamar poemas e conversar sobre o mesmo tema.
A Associação 50Cuts também marcou presença com duas projeções de filmes relacionados, “As andorinhas de Cabul” e “Life is waiting”. Ambas as películas, de produtores independentes, consagraram, no tempo de um filme, espaço para retratar modos de vida e o sofrimento de povos em luta, uma realidade ainda fortemente ignorada.
Uma forma lúdica de abordar esta temática foi também a criação de uma tarde de Quiz. Várias perguntas em torno das questões da Paz abriram espaço para o debate, assumindo a importância de alargar horizontes e dar voz aos cidadãos.
Para terminar, a Associação de Xadrez de Setúbal animou uma tarde para jogadores de todos os níveis, estabelecendo um paralelo entre este jogo de tabuleiro e os possíveis processos de paz, por via de um diálogo inteligente e construtivo.
Este ciclo foi realizado em parceria com o Conselho Português pela Paz e Cooperação (CPPC), associação cujo objeto é mobilizar a opinião pública em defesa da Paz, da segurança e da cooperação internacional.
Os eventos integrados neste ciclo de programação tiveram como principal objetivo chamar a atenção da população para os princípios da Carta das Nações Unidas e da Constituição da República Portuguesa, que promovem a liberdade e a democracia, bem como o respeito pela sua soberania de todos os povos.