Homenagem aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos marca início da Mostra

Na manhã de 31 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Pescador, realizou-se uma sentida homenagem aos pescadores setubalenses, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, junto ao Monumento aos Pescadores Desaparecidos, momento que reuniu autoridades locais, representantes da comunidade piscatória e marítima e familiares dos homenageados.

Armando Oliveira, diretor nacional do Apostolado do Mar – Stella Maris, abriu a cerimónia com palavras de saudade e reconhecimento aos pescadores que "partiram para o mar em busca do sustento e nunca mais regressaram". Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, salientou a importância de manter viva a memória destes homens que, não estando presentes fisicamente, perduram na memória não só das suas famílias, mas também na dos seus companheiros e na memória coletiva da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sublinhou o papel fundamental da pesca na história e na identidade da cidade. Lamentou ainda as dificuldades que o setor enfrenta, nomeadamente a falta de apoios públicos para as embarcações de menor porte, e apelou a um maior investimento na pesca local.

A cerimónia foi pontuada pelo Coro da Paróquia de São Sebastião, que entoou cânticos alusivos ao mar e à pesca, bem como pelas orações do Padre Casimiro Henriques.

Esta cerimónia contou ainda com a presença da Setúbal Pesca – Associação da Pesca Artesanal, da Mútua dos Pescadores, do vereador Pedro Pina, bem como do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Esta foi mais uma oportunidade para recordar o contributo inestimável que as gentes do mar constituem para a cidade e para o país. As comemorações do Dia Nacional do Pescador e a abertura da Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal continuam já esta tarde com a inauguração da exposição fotográfica “Vidas de Mestre”, exposição da União das Freguesias de Setúbal que este ano destaca os mestres e as suas embarcações, junto ao edifício dos cacifos, na Av. José Mourinho. Segue-se a benção e bota-abaixo de três botes tradicionais da União das Freguesias de Setúbal, no Parque Urbano de Albarquel, e o início do programa cultural e da oferta gastronómica, no mesmo espaço.