Setúbal vive Tradições Marítimas em grande mostra

Abriu as suas portas ao público na passada sexta-feira, dia 31 de maio, a Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal, um evento que promete celebrar a história e cultura marítima da região até ao dia 16 de junho.

Organizada pela União das Freguesias de Setúbal, pelas Juntas de Freguesia do Sado e de São Sebastião, com o apoio da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Setúbal, a Mostra oferece aos visitantes uma imersão completa no universo marítimo, proporcionando experiências que combinam tradição, educação e diversão para todo o tipo de público.

A cerimónia oficial de abertura teve lugar pelas 18h na Avenida José Mourinho, junto aos cacifos, onde se encontra instalada a exposição de fotografia "Vidas de Mestre". Este ano, a exposição apresenta um total de seis fotografias subordinadas ao tema "O pescador e a sua embarcação", um tributo às gentes do mar e à dedicação ao seu ofício.

O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas realçou, na ocasião, a importância da Mostra como forma de preservar e promover a identidade marítima da cidade, bem como suscitar novas vocações junto dos mais novos. Estiveram também presentes os membros do Executivo da Junta, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, os vereadores da Câmara Municipal, e os presidentes das juntas de Freguesia do Sado e de São Sebastião.

A cerimónia prosseguiu no Parque Urbano de Albarquel com a bênção e o batismo de três botes tradicionais, propriedade da União das Freguesias de Setúbal. Os botes receberam os nomes das três freguesias que constituem o território da União das Freguesas de Setúbal: Nossa Senhora da Anunciada, São Julião e Santa Maria da Graça, perpetuando assim a memória e o legado da cultura marítima que moldou a identidade da cidade.

A festa prosseguiu num fim de tarde animado, ao som do grupo “Cantares do Sado” e com a oferta gastronómica da Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

A Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal oferece uma programação diversificada, com atividades para todos os gostos e idades. Entre os destaques, encontra-se o "Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar", um espaço onde os visitantes podem experimentar batismos de mar, demonstrações de pesca, passeios de bote e bote à vela, conhecer a roupa tradicional dos pescadores e as técnicas de conserveira, praticar canoagem, remo, stand up paddle, aprender sobre orientação e navegação, e participar em atividades ambientais, como oficinas de biodiversidade e de reciclagem.

No Parque Urbano de Albarquel, os visitantes podem explorar uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, e participar em oficinas marinhas e das tradições marítimas.

Uma das vertentes mais importantes do programa da Mostra são os um dia dedicado aos alunos das escolas básicas do concelho. As crianças terão a oportunidade de conhecer ofícios tradicionais da atividade piscatória, experimentar batismos de mar, praticar desportos náuticos, ter contacto com embarcações tradicionais, e muito mais. O objetivo é despertar nos mais novos o interesse pelo mar e pela sua importância para a cidade de Setúbal.